Home / Cotidiano

COTIDIANO

Sul registra madrugada mais fria do ano a cinco dias do inverno

PORTO ALEGRE – A cinco dias do início oficial do inverno, que começa às 13h38 do próximo domingo, a região Sul registrou a madrugada mais gelada do ano nesta terça-feira, com mínimas abaixo de zero em pelo menos oito cidades do Rio Grande do Sul e em 12 municípios de Santa Catarina.

Em Bom Jesus e em São José dos Ausentes, no Planalto gaúcho, os termômetros marcaram respectivamente -3,4ºC e -3,1ºC segundo a rede de meteorologia MetSul. Urupema, na Serra catarinense, marcou -5,9ºC, enquanto em São Joaquim os termômetros baixaram a 3ºC negativos.

Em Porto Alegre, segundo a rede Metroclima da prefeitura, as mínimas variaram entre 3ºC e 7ºC, dependendo da região da cidade. Durante o dia, as temperaturas devem subir até próximas de 20ºC em todo o Sul do Brasil devido à ação do sol.

Houve registro de geada generalizada no começo do dia em várias regiões dos dois estados. Nas cidades de Bom Jesus, Vacaria e Santa Rosa, todas no Rio Grande do Sul, as temperaturas ficaram inferiores a 2ºC negativos. Apesar do frio intenso, não há perspectiva de neve porque o tempo está seco.

A queda na temperatura foi provocada por uma massa de ar polar que avançou desde o final do domingo desde o extremo Sul do continente. Em Ushuaia, na Patagônia argentina, houve nevasca intensa na noite de segunda-feira.

Na quarta-feira o dia deve amanhecer menos frio em toda a região, com aumento da instabilidade e da chuva

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias