Home / Cotidiano

COTIDIANO

Três anos = 9 mil partos

O Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) comemora seu aniversário de três anos com a marca de nove mil bebês nascidos desde que foi inaugurado, em 17 de junho 2012. O HMDI é referência nacional em parto humanizado e no atendimento à mulher e ao recém-nascido. Para comemorar a data, foi realizado  ontem evento com a presença do prefeito Paulo Garcia, secretário de Saúde, Fernando Machado, e toda equipe diretiva da unidade.

O diretor-geral da maternidade, Maurício Viggiano, informou que nesses três anos o HMDI realizou uma média de 400 partos mensais. Desde sua reinauguração, foram realizados 5.429 partos normais e 3.573 cesáreas. Já a taxa de analgesia no HDMI foi de 7,1% em maio e de 5,8% em abril, dados que evidenciam os benefícios do parto humanizado, demostrando que as massagens, exercícios de relaxamento e banhos mornos auxiliam na redução da dor durante o parto.

“Ver a história desta maternidade é muito importante. Conseguimos ser a maior em número de partos no estado de Goiás. Hoje é dia de agradecer e agradeço ao prefeito Paulo Garcia por ter agilizado a obra e viabilizado o funcionamento desta maternidade. E agradeço também ao secretário Fernando Machado por sempre atender nossas demandas”, disse o diretor.

Fernando Machado ressaltou que o HMDI é referência em todo país. “É um prazer e motivo de orgulho comemorar o terceiro ano de funcionamento da Maternidade Dona Iris. O prefeito Paulo Garcia investe bastante recursos na qualificação desta maternidade que tem custeio de R$ 4 milhões mensais. E ainda vai construir outra”, afirmou o secretário se referindo ao Hospital e Maternidade Oeste que será construído pela Prefeitura de Goiânia. A ordem de serviço será assinada pelo prefeito na próximo semana.

Paulo Garcia lembrou que ele trabalhou na unidade ainda como estudante de Medicina e disse que é motivo de alegria ver a nova estrutura da maternidade. “Estive aqui na última terça-feira e me emocionei muito. Perguntei às mulheres que aqui estavam sobre a satisfação delas e um testemunho me marcou. Uma avó disse que uma das filhas pagou muito caro para dar à luz na rede particular e que aqui é muito melhor. Ela disse que os profissionais daqui apresentam atendimento de qualidade , acolhem com dignidade e prestam um serviço que transmite segurança”, relatou o prefeito. “ O HMDI tem 95% de aprovação e isso é porque toda equipe daqui trabalha com dedicação. Se me perguntarem o que fiz de melhor nesta administração vou responder com toda segurança que foi a Maternidade Dona Iris”, completou.

OUTROS ESTADOS

Em virtude da prestação do serviço humanizado às gestantes, o HMDI atrai com frequência mulheres de outros municípios do Estado de Goiás, principalmente da Região Metropolitana, como Aparecida de Goiânia, Trindade e Senador Canedo. A procura por atendimento na unidade por mulheres de outros Estados do Brasil também é comum. “Aqui são atendidas mulheres de 600 municípios do Brasil. Goiás tem 246, então atendemos pessoas de todos os lugares. E elas vem para cá porque não tem serviços de qualidade nos seus municípios de origem e aqui eles se sentem seguras. Claro que não podemos negar atendimento e nos esforçamos para atender a todas com muito carinho”, pontuou Paulo Garcia.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias