Home / _

_

Governo da Grécia vai manter bancos fechados por mais tempo

O governo grego decidiu manter os bancos fechados por um período que deve ser anunciado ainda hoje (13), disse à AFP uma fonte do Ministério das Finanças grego que pediu anonimato.

Segundo a fonte, o governo deve publicar na noite de hoje um decreto definindo a duração do prazo em que os bancos permanecerão fechados. A decisão ocorreu pouco depois de o Banco Central Europeu (BCE) anunciar que vai manter o teto máximo da linha de liquidez de emergência aos bancos gregos perto de 89 bilhões de euros.

O país foi obrigado a impor um controle de capitais para evitar um colapso após as grandes retiradas de depósitos, ocorridas na sequência do anúncio do referendo feito pelo primeiro-ministro Alexis Tsipras e da interrupção das negociações entre a Grécia e os seus credores (União Europeia, BCE e Fundo Monetário Internacional).

Atualmente, os gregos podem retirar até 60 euros por dia. Quem tem cartões de bancos estrangeiros, no entanto, sobretudo turistas, não tem limites de saque.

Após uma maratona de negociações em Bruxelas, os líderes europeus concluíram, hoje de manhã, um acordo para negociar um terceiro plano de resgate com a Grécia, o que permitirá ao país manter-se na zona do euro em troca de pesados sacrifícios durante três anos.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias