Home / _

_

Ministro israelense acusa Hamas de cooperar com o EI

O ministro de Inteligência israelense, Israel Katz, reconheceu que o Estado Islâmico (EI) tem desafiado o Hamas na Faixa de Gaza, mas acusou os dois grupos islamistas de terem “a comum causa contra os judeus, dentro e fora de Israel”. A declaração de Katz vem após militantes do EI divulgarem vídeo ameaçando transformar Gaza em mais um alvo no Oriente Médio, porque o Hamas, que governa o território palestino, não estaria sendo rígido suficiente com a aplicação da sharia — lei islâmica.

— Vamos arrancar o Estado dos judeus (Israel), e vocês e o Fatah. Todos os secularistas não são nada, e vocês serão totalmente devastados por nossas multidões — disse um membro mascarado do Estado Islâmico na mensagem dirigida aos “tiranos do Hamas”. — A regra da sharia será implementada em Gaza, apesar de vocês. Juramos que o que está acontecendo hoje no Levante, e em particular no campo de Yarmouk, vai acontecer em Gaza.

Em uma conferência sobre segurança realizada em Tel Aviv na terça-feira, Katz acusou o Hamas de cooperar com o contrabando de armas e com grupos vinculados ao Estado Islâmico na Península no Sinai, uma alegação que o grupo palestino nega. Nesta quarta-feira, ao menos 50 soldados foram mortos na região egípcia durante uma onda de atentados de uma organização extremista ligada ao EI.

Jordânia, Egito e Israel cooperam em matéria de segurança contra os avanços do EI. O ministro de Defesa israelense, Moshe Yaalon, sustenta que a ajuda humanitária de seu país a grupos rebeldes moderados na Síria é oferecida sob duas condições: que não se permita a chegada de terroristas jihadistas na fronteira de Israel e que os drusos na Síria não sejam atacados.

Ministro da inteligência de Israel, Israel Katz, acusou o Hamas na terça-feira de parceria com filiais Estado islâmico no Sinai egípcio - uma carga muito tempo negado pelo grupo palestino. "Não há cooperação entre eles no reino do contrabando de armas e ataques terroristas. Os egípcios sabem disso, e os sauditas", Katz disse em uma conferência Tel Aviv organizado pela revista de defesa de Israel. "Ao mesmo tempo, dentro de Gaza, ISIS foi desrespeitando Hamas. Mas eles têm uma causa comum contra os judeus, em Israel ou no exterior."

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias