Home / _

_

Morre o homem mais velho do mundo

Na manhã desta terça-feira foi noticiado a morte de Sakari Momoi, de 112 anos, o homem que detinha o título de mais velho do mundo. O falecimento de Sakari aconteceu no domingo, mas as autoridades só informaram o fato hoje (07/07).

Esse título estava com o japonês desde agosto do ano passado. Segundo um funcionário da prefeitura de Tóquio, Momoi morreu vítima de insuficiência renal em um hospital da cidade.

Ele nasceu em Minamisoma, prefeitura de Fukushima, em 5 de fevereiro de 1903, trabalhou muito tempo como diretor de escola, além de ser um apaixonado por leitura, especialmente poesia chinesa. Casado desde
1928 teve 5 filhos.

Segundo estimativas do ministério da saúde do Japão, o país tem hoje uma grande quantidade de idosos, a quarta parte de sua população tem mais de 65 anos, o que deve atingir os 40% até 2060. Um estudo populacional atestou que ano passado havia 59 mil pessoas com 100 anos ou mais, sendo 87% mulheres.

Mesmo tendo uma grande quantidade de centenários no Japão, quem tem o título de mulher mais velha do mundo é os EUA. A americana Susannah Mushatt Jones, de 116 anos, nasceu em 6 de julho de 1899 no Alabama, no sul dos Estados Unidos.

No país é comum a prática de atividades como o Tai Chi Chuan e a medicina tradicional conjugada com uma boa alimentação baseada em alimentos orgânicos e crus. O japão também tem um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) o que, garante uma vida maior que em outros lugares.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias