Home / Cotidiano

COTIDIANO

Alckmin oferece R$ 50 mil por informações sobre chacina

Agência Brasil

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou ontem uma recompensa da R$ 50 mil por informações que ajudem a elucidar a chacina ocorrida na Grande São Paulo na noite da última quinta-feira (13), quando 18 pessoas foram assassinadas, em um intervalo de duas horas, nos municípios de Osasco, Barueri e Itapevi.

Para receber a recompensa, o denunciante deve repassar as informações pelo sistema do Web Denúncia. A página funciona 24h por dia e garante o anonimato do informante. “A polícia está toda empenhada em esclarecer e prender os criminosos. Quem tiver informações e der uma indicação que leve ao esclarecimento do crime ou à prisão dos criminosos terá a recompensa”, disse o governador. A oferta é um avanço, diz o ouvidor das Polícias de São Paulo, Julio Cesar Fernandes Neves: “Para a sociedade civil, isso é uma coisa muito boa. Existe, agora a possibilidade, de elucidar tudo isso daí”.

Na opinião de Neves, outra mudança importante da postura do governo estadual é que a possibilidade de o crime ter sido cometido por policiais militares está sendo tratada abertamente. “O próprio governo reconhece a possibilidade de [os culpados] serem policiais militares. Isso é sinal de que está prosperando a esperança para que se acabe com essa sina no estado”, acrescentou.

Para o ouvidor, os indícios da participação de policiais são muito fortes. Segundo ele, o vídeo que mostra os assassinos mascarados rendendo pessoas em um bar antes de executá-las, evidencia o uso de táticas da corporação: “Quando eles vão colocar aquelas pessoas com a mão na parede, de costas, aquilo é Polícia Militar que faz. É contenção”. Neves apontou ainda o modo de empunhar a arma e a organização para garantir retaguarda. “Os caras são profissionais e fazem aquele procedimento padrão”, concluiu.

CAMPINAS

Segundo o ouvidor, a ação da semana passada é muito parecida com a da chacina ocorrida em Campinas, interior paulista, em janeiro de 2014. Seis policiais estão sendo processados pelos 12 assassinatos cometidos na ocasião. “O interessante dessa chacina é que ela é semelhante, de uma forma muito clara, àquela de Campinas, em janeiro do ano passado. Porque começou com a morte de um policial em um posto de combustível”, comentou. Desta vez, um cabo da PM foi assassinado no último dia 7 em Osasco.

De acordo com o ouvidor, a maior dificuldade em investigações como essa é a falta de testemunhas. “É o temor de testemunhar da população. O temor de denunciar, de indicar provas. O próprio investigante, a autoridade, precisa de materiais para acusar alguém. E de repente fica sem nenhum.”

Ontem, o Secretário de Estado Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, reuniu-se com os diretores do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa para falar sobre o caso. Uma força-tarefa foi montada para apurar as mortes em conjunto com a Corregedoria da Polícia Militar.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias