Home / Cotidiano

COTIDIANO

Marconi e Rollemberg vão ajudar municípios na construção de aterros sanitários no entorno do DF

Por meio de uma parceria pioneira, os municípios goianos da região do Entorno do Distrito Federal vão ganhar três aterros para o tratamento dos resíduos sólidos gerados pelos mais de 1 milhão e 500 mil habitantes da segunda região mais populosa de Goiás. O anúncio foi feito hoje pelo governador Marconi Perillo, durante reunião com o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, no Palácio dos Buritis (sede do GDF), em Brasília (DF), que contou com a presença de 14 prefeitos goianos e representantes do governo federal e dos dois estados.

A construção dos aterros na região do Entorno do DF é consequência da lei 12.305/2010, que cria o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais e obriga todos os municípios do País a extinguirem seus lixões a céu aberto e a criarem os aterros sanitários até 2019. Goiás e Distrito Federal fundaram o chamado Consórcio de Manejo de Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais (Corsap), em 2013, o primeiro consórcio público do País com o objetivo de implementar a política de resíduos sólidos de uma região.

No encontro de hoje, os governadores reinstalaram os trabalhos do Consórcio e deram execução aos trabalhos. Marconi explicou que há um aterro em execução em Planaltina, há outro em construção em Águas Lindas e um terceiro será construído no Entorno Sul do DF (Região de Luziânia). “Tudo será executado em parceria entre Goiás, Distrito Federal e municípios. Vamos colocar em prática o que estava no papel a partir de agora e resolver a questão do lixo e das águas pluviais. Isso tem uma importância enorme, do ponto de vista social e econômico, para a segunda região mais densa do Estado” destacou.

O governador avaliou a reunião, que durou cerca de 2 horas, como positiva. “Saímos otimistas da reunião do Corsap. Pudemos observar que as conferências municipais estão sendo realizadas e que já está agendada a conferência regional. Tivemos a participação de 14 prefeitos goianos e mais três aderiram. O governador (Rodrigo) Rollemberg estará como presidente até o ano que vem do Consórcio. Depois, será a vez de Goiás presidir”, observou Marconi.

Rollemberg, por sua vez, destacou que a reunião de reinstalação do Corsap dará condições para que todos os entes tenham uma política comum de resíduos sólidos, com isso otimizando os esforços de cada um e avançando na melhoria na qualidade de vida. Segundo ele, a construção dos aterros será com recursos do DF, Goiás e dos municípios, proporcionalmente, além da contrapartida do governo federal. “Vamos melhorar a qualidade da coleta de tratamento e produção de energia a partir dos resíduos sólidos da região. Nossa conferência regional, que definirá a política a ser implantada, será dia 22 de outubro”, disse.

Prefeitos do Entorno elogiam parceira

Os 14 prefeitos das cidades goianas do Entorno do Distrito Federal presentes na reunião de hoje em Brasília destacaram a importância da parceria entre Goiás e Distrito Federal para o desenvolvimento social e econômico da região. Os chefes dos executivos foram enfáticos em dizer que, embora a responsabilidade de construção de aterros seja local, não há recursos para execução destas obras, diante da crise econômica que atinge a arrecadação municipal. Todos elogiaram a iniciativa de Marconi e Rollemberg de promover uma parceria para a questão.

O prefeito de Luziânia, Cristóvão Tormin, disse que o devido tratamento dos resíduos sólidos é pauta de destaque para o desenvolvimento econômico e social do Entorno. Segundo ele, o atendimento às demandas ambientais é uma das condições para o crescimento industrial da região. “Temos o interesse dos dois governos para resolver esta questão, que vem consumindo nossas gestões. As cidades não têm recursos para sozinhas resolverem este problema. Estamos, agora, unidos com os governadores para resolver todas as pendências”, afirmou.

Já o prefeito de Abadiânia, Wilmar Gomes Arantes, ressaltou que a parceria com dos governadores vem tapar as lacunas administrativas e garantir a competitividade do Entorno. “Sem esta parceria de Goiás e Distrito Federal, não temos como cumprir a lei e gerir a implantação de aterros. Hoje, não temos condições de tirar alguns milhões de nossa receita para este investimento. Não tenho dúvida que a região vai crescer muito com este investimento. Vamos nos tornar mais competitivos”, avaliou.

O prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango, por sua vez, afirmou que o Consórcio para a construção do aterro é o início de uma série de medidas a serem resolvidas de forma conjunta por Goiás e Distrito Federal. “O Entorno tem condições de se tornar uma das regiões a serem exemplo para o País. A atitude do governador Marconi Perillo e Rodrigo Rollemberg é, sem dúvida, o começo. Juntos vamos avançar”, disse.

Foto: Humberto Silva

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias