Cotidiano

Rio tem dia de calor com temperatura máxima chegando quase aos 38 graus

Douglas Corrêa – Repórter da Agência Brasil

Em pleno inverno, o Rio de Janeiro bateu registrou hoje (31) uma temperatura de verão. Ela chegou a 37, 9 graus Celsius (0°C) no bairro de Realengo, zona oeste da cidade. Segundo a meteorologista Marlene Leal, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o que está sendo chamado de “veranico” pelo carioca, deve-se ao fenômeno do El Niño que está no Equador com uma intensidade razoável e provoca temperaturas mais altas. Ela explicou que o ar seco e quente impede a chegada de frente fria para a Região Sudeste. “As frentes frias vão até o Sul do país e de lá se deslocam para o oceano”.

Para amanhã (1º), de acordo com o Inmet, está prevista a chegada de uma massa de vento pré-frontal seguida de uma frente fria, que mudará o tempo no Rio na parte da noite. A frente fria será rápida e com chuva em áreas isoladas, com o tempo já começando a melhorar de quarta (2) para quinta-feira (3).

O El Niño é um fenômeno climático, de caráter oceânico, caracterizado pelo aquecimento fora do normal das águas superficiais e subsuperficiais do Oceano Pacífico Equatorial. O período de duração do El Niño varia entre 10 e 18 meses e acontece de forma irregular, em intervalos de 2 a 7 anos.

Editor Aécio Amado

tags:

Comentários

Mais de Cotidiano