Cotidiano

ANS determina que Unimed Paulistana transfira clientes para outra operadora

Daniel Mello – Repórter da Agência Brasil

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou hoje (2) que a  Unimed Paulistana repasse toda a carteira de clientes para outra operadora. Segundo o órgão, a medida objetiva garantir a assistência aos consumidores.

A agência informou que acompanha a situação da Unimed Paulistana desde 2009, com a instauração de quatro regimes especiais de direção fiscal. Na prática, um agente nomeado pela ANS fez um acompanhamento presencial da gestão devido a “anormalidades econômico-financeiras graves”. Também foram instalados dois regimes de direção técnica, quando o agente indicado pelo órgão faz acompanhamento em razão de “anormalidades assistenciais e administrativas graves”.

No balanço de 2014, a Unimed Paulistana apresentou prejuízo de R$ 275 milhões e patrimônio líquido negativo de 169 milhões.

Como os problemas administrativos e financeiros não foram solucionados, a ANS decidiu pela transferência de todos os beneficiários da operadora em até 30 dias. A empresa que assumir os contratos terá de apresentar situação financeira adequada para manter as condições acordadas com os clientes da Unimed.

Até a transferência, a Unimed tem a obrigação de continuar atendendo os beneficiários. Os consumidores devem manter os pagamentos em dia, de modo a garantir os direitos de migração para a nova operadora.

Em nota, a Unimed informou que já está comunicando os clientes, corretoras e cooperativas sobre a determinação da ANS. A operadora acrescentou que “está trabalhando ativamente para dar completo apoio aos mais de 740 mil clientes”. Dos beneficiários da operadora, 78% são clientes de planos coletivos. 

Editor Armando Cardoso

tags:

Comentários

Mais de Cotidiano