Cotidiano

Com apuração em 95%, Jimmy Morales lidera eleições na Guatemala

Da Agência Brasil*

Jimmy Morales, candidato do partido de oposição Frente de Convergência Nacional à Presidência da Guatemala, é o primeiro colocado no primeiro turno das eleições, com 24,42% dos votos. Apesar de 94,97% das mesas eleitorais já estarem apuradas, ainda não se sabe quem será o adversário de Morales no segundo turno, que será realizado no dia 25 de outubro.

O empresário Manuel Baldizón, do Partido Liberdade Democrática Renovada (Líder), e a ex-primeira-dama da Guatemala Sandra Torres, da Unidade Nacional da Esperança, mantêm uma disputa acirrada pela segunda posição no pleito. Baldizón tem 19,41% dos votos e Sandra, 19,1%.

A estimativa extraoficial é que o comparecimento às urnas ficou em 78% dos mais de 7,5 milhões de eleitores da Guatemala. O percentual é quase 10 pontos percentuais superior do que em 2011. A divulgação do resultado oficial, quanto terminar a apuração, está prevista em coletiva de imprensa.

O povo da Guatemala foi às urnas domingo (6) em meio a uma crise política. O presidente e a vice-presidenta eleitos em 2011, Otto Pérez Molina e Roxana Baldetti, estão presos por corrupção. Pérez renunciou na última quinta-feira (3) e o país tem um governo de transição, chefiado por Alejandro Maldonado.

Além de presidente e vice-presidente, os eleitores vão escolher 158 deputados para o Congresso, 20 para o Parlamento Centro-Americano e 338 corporações municipais. Os candidatos eleitos devem tomar posse no dia 14 de janeiro para um período de quatro anos.

*Com informações da Ansur e Prensa Latina

Editor Fernando Fraga

Comentários

Mais de Cotidiano

3 de julho de 2019 as 15:11

Morre Wágner Nasser