Home / Cotidiano

COTIDIANO

José Eliton entrega selo Inova Goiás à Secretaria de Saúde

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, visitou na manhã desta quinta-feira (10/9) o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – o Conecta SUS, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). A plataforma que reúne dados da saúde em todo o estado, além de dois outros programas, o Siga Mais Saúde e o Telemedicina, integram o portfólio do Programa Estadual de Inovação e Tecnologia – o Inova Goiás, lançado recentemente pelo governador Marconi Perillo e que será coordenado pela SED.

Durante a visita, o vice-governador e secretário José Eliton entregou ao secretário de Saúde, Leonardo Vilela, o Selo Inova Goiás. “A inserção desses programas ao Inova Goiás vai ser muito importante porque, com mais recursos externos e mais recursos humanos, poderemos alavancar de forma muito mais eficaz e mais rápida todo esse nosso planejamento”, afirmou Leonardo. Conforme destacou, com o Inova Goiás, o estado poderá avançar ainda mais e melhorar os indicadores de saúde que não acompanharam as melhorias do sistema de atendimento na rede estadual. “Nosso atendimento terciário é bom, mas é preciso melhorar ainda mais o atendimento primário”, acentuou.

De acordo com José Eliton, programas como os que são desenvolvidos pela SES-GO, como o Conecta SUS, que visa fazer um diagnóstico próprio de todo o sistema de saúde estadual para subsidiar a definição de políticas públicas para dar as soluções necessárias, são ferramentas importantes. “A minha impressão é muito positiva acerca da evolução de toda a gestão da saúde pública do estado de Goiás; somos referência nacional em relação aos hospitais da rede estadual e agora observamos de forma muito clara que avançamos significativamente nas novas tecnologias, nas ferramentas de inovação, para atender melhor às demandas da população”, acentuou.

Segundo José Eliton, o papel do Inova Goiás será o de fazer com que esses programas da Secretaria de Saúde dialoguem entre si e com as diversas unidades de saúde do estado, propiciando maior eficiência dessas ações. “Nós vamos priorizar a concetividade para dar mais eficiência, mais agilidade, na implantação total do Conecta SUS, do Siga Mais Saúde e também do Telemedicina”, disse ele.

Durante a visita, em que esteve acompanhado do superintendente de Ciência e Tecnologia da SED, Mauro Faiad, e da superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação Aline Figlioli, o vice-governador José Eliton realizou uma videoconferência com a equipe da Regional de Saúde de Rio Verde, município em que será realizada também uma experiência piloto do programa Telemedicina voltado para os médicos que trabalham em hospitais com menos de 50 leitos.

Os três programas
Após a videoconferência, o secretário de Saúde, Leonardo Vilela; o coordenador do Conecta SUS, Jean Pierre Pereira; e a gerente especial de Tecnologia da Informação da SES, Luiselena Luna Esmeraldo; detalharam o Conecta SUS e os dois outros programas que agora integram o maior plano de inovação tecnológica do país, o Inova Goiás.

O Conecta SUS integra as 18 regionais de saúde e mais 14 municípios. É um programa que vem atraindo a atenção de técnicos e gestores públicos de vários estados, entre eles o Rio de Janeiro, Mato Grosso, Piauí, Alagoas e Espírito Santo, tendo sido também atração em recente congresso brasileiro de saúde.

A missão do Conecta SUS é a reunião e o tratamento de informações e a sua disponibilização para as equipes internas da Secretaria da Saúde, o monitoramento e a análise dos indicadores de saúde e também os socioeconômicos em geral de todos os municípios, além do acompanhamento de toda a execução orçamentária da SES, os repasses financeiros para as prefeituras, entre outras atribuições.

O Siga Mais Saúde é uma experiência trazida de São Paulo e que aqui vem recebendo uma espécie de customização para integrar todas as ações de todas as unidades de saúde, para fazer com que o paciente, por meio de seu cartão SUS, possa ter todas as informações referentes a sua saúde, aos tratamentos anteriores, à cobertura vacinal, a exames diagnósticos e outros procedimentos, em toda a rede de saúde pública integrada por todas as unidades de saúde.

O Telemedicina é outro programa que ganhará uma nova dinâmica com o Inova Goiás. A partir do Telemedicina, todos os 75 hospitais com menos de 50 leitos nos diferentes municípios goianos receberão um kit de videoconferência para integrar os médicos que atuam nesses hospitais aos centros de excelência do estado e do país. Por ele, um médico poderá, em poucos minutos, analisar um exame e fazer um diagnóstico mais preciso e rápido no próprio município, sem a necessidade de deslocar o paciente para os centros urbanos de maior porte.

“Todos esses investimentos que estão sendo feitos agora vão significar uma grande economia nos gastos com saúde no estado”, acentuou o secretário de Saúde.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias