Home / Cotidiano

COTIDIANO

Resultados preliminares indicam segundo turno em eleições na Guatemala

Da Agência Brasil*


A população vai escolher novos presidente, vice-presidente e deputados para os próximos quatro anos

A população vai escolher novos presidente, vice-presidente e deputados para os próximos quatro anosEPA/Esteban Biba/Agência Lusa/Direitos Reservados

A tendência das votações na Guatemala indica um segundo turno, de acordo com resultados preliminares divulgados hoje (7), após apuração de 64,68% das mesas eleitorais. O candidato Jimmy Morales tem vaga garantida no segundo turno, previsto para 25 de outubro, mas ainda não se sabe se seu rival será Manuel Baldizón ou Sandra Torres.

Morales, da Frente de Convergência Nacional, tem 26,64% dos votos contabilizados, seguido de Baldizon, o Líder, com 17,88%. Sandra Torres, da Unidade da Esperança, tem 16,89% do total.

Segundo o boletim mais recente, foram apurados aproximadamente 3,2 milhões de votos válidos, 157.345 em branco, 131.288 nulos e 1.777 impugnados. O presidente do Tribunal Supremo Eleitoral do país, Rudy Pineda, pediu cidadania e calma na espera dos resultados definitivos.

Mais de 7,5 milhões de eleitores da Guatemala foram às urnas ontem (6) em meio a uma crise política. O presidente e a vice-presidenta eleitos em 2011, Otto Pérez Molina e Roxana Baldetti, estão presos por corrupção. Pérez renunciou na última quinta-feira (3) e o país tem um governo de transição, chefiado por Alejandro Maldonado.

Além de presidente e vice-presidente, os eleitores vão escolher 158 deputados para o Congresso, 20 para o Parlamento Centro-Americano e 338 corporações municipais. Os candidatos eleitos devem tomar posse no dia 14 de janeiro para um período de quatro anos.

*Com informações da Prensa Latina e Ansur

Editor Talita Cavalcante

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias