Home / Cotidiano

COTIDIANO

Técnicos e analistas do Banco Central fazem paralisação de 24 horas em Brasília

Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil


Técnicos e analistas do Banco Central (BC), em Brasília, fazem hoje (8) paralisação de 24 horas para pedir reajuste salarial e equiparação com a carreira de procuradores da autarquia.

Segundo a presidenta da seção regional do Distrito Federal do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal-DF), Rita Girão Guimarães, os servidores querem o alinhamento dos salários de procuradores (carreira jurídica) com de analistas (nível superior). “Os procuradores ganham mais que os servidores da atividade-fim do Banco Central”, disse.

Os servidores também querem que os técnicos voltem a receber 50% do salário de analistas. Segundo Rita, atualmente eles recebem 32% do salário dos analistas. Outra reivindicação é que seja exigido nível superior em próximo concurso também para a carreira dos técnicos. Atualmente, a exigência é ensino médio.

Segundo Rita, os servidores do BC negociam ainda reajuste salarial de 27,5%.

Na última quarta-feira, os servidores também fizeram paralisação em Brasília. Hoje, no final do dia, vão decidir se mantém a greve. A paralisação pode afetar serviços como de distribuição de dinheiro, supervisão de bancos e atendimento à população.

Editor Denise Griesinger

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias