Home / Cotidiano

COTIDIANO

Imagens de provas do Enem são falsas

Ontem (18) começou a circular nas redes sociais imagens que mostravam as capas atribui supostamente às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que ocorre nos dias 24 e 25, no final de semana próximo. Até mesmo uma proposta do tema que seria da redação desse ano está circulando as duas capas da provas são do modelo de cor azul e rosa.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) as provas que estão em circulação não são do Enem 2015.O Ministério da Educação destacou medidas de planejamento e segurança que serão adotados esse ano no exame.O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, destacou que por causa de tentativas de fraude no ano passado, em 2015 o MEC está preparado para fazer o monitoramento e a fiscalização.

"O exame tem que respeitar o mérito. A pessoa que estudou, que fez um bom exame, tem o direito de ter aquela nota e ninguém pode burlar isso", conclui o ministro.

Cartão de inscrição

Esse ano será a primeira vez que os cartões de inscrição não serão entregues via correios, só estão disponíveis pela internet.

De acordo com o MEC, a medida representa uma economia de R$ 46 milhões. O cartão apresenta os dados do participante – nome, CPF, número de inscrição, opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), necessidade de atendimento especializado ou específico (se houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso), além de data, hora e local de realização das provas.

Provas

As provas começam às 13h30, de acordo com o horário oficial de Brasília. Os candidatos devem ficar atentos ao local da prova, os portões serão abertos a partir das 12h e o fechamento às 13h. Esse ano serão quatro provas objetivas, sendo cada com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. No primeiro dia de prova, sábado, 24, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. E no domingo, 25, será aplicada as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias