Home / Cotidiano

COTIDIANO

Jair Bolsonaro e Marco Feliciano acusam Enem de 'doutrinação'

Os deputados Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Marco Feliciano (PSC-SP) usaram suas redes sociais para acusar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de doutrinação. O motivo da reclamação deles foi uma questão da prova de ciências humanas, que abordou a célebre frase "Não se nasce mulher, torna-se mulher", da escritora e filósofa francesa Simone de Beauvoir. A questão em si, abordava o tema das lutas feministas no início do século XX.

Segundo Bolsonaro, "mais ou tão grave quanto a corrupção é a doutrinação imposta pelo PT junto a nossa juventude", em postagem feita na noite deste sábado (24). "O João não nasceu homem e a Maria não nasceu mulher". "O sonho petista em querer nos transformar em idiotas materializa-se em várias questões do ENEM (Exame Nacional do Ensino MARXISTA)", disse o deputado.

bolsonaro_enem

Na tarde de ontem (25), Marco Feliciano também criticou a questão: "Essa frase da Filósofa Simone de Beauvoir é apenas opinião pessoal da autora, e me parece que a inserção desse texto, uma escolha adrede, ardilosa e discrepante do que se tem decidido sobre o que se deve ensinar aos nossos jovens".

"Esse texto se encaixa como luva na teoria de gênero, apesar de questionável por se tratar da opinião de uma mulher polêmica, feminista da mais retrógrada cepa, com linguajar que denigre as mulheres comparando-as aos eunucos criando um limbo entre o homem e a mulher muito em voga nos anos 60", argumentou.

Segundo ele, o objetivo de sua crítica era "vigiar quando tentam impingir a teoria de gênero goela abaixo, com subterfúgios, quando não conseguem nas casas legislativas".

feliciano-enem

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, rebateu os deputados em entrevista coletiva na noite deste domingo (25). Segundo ele, a escritora e filósofa teve grande contribuição no que diz respeito à condição da mulher na sociedade. Ele salientou que, no passado, as mulheres não podiam votar e eram consideradas incapazes, sem direitos: "Esse é o contexto do debate. Pessoas podem divergir. Na educação, tem de estar aberto a discutir, a aceitar".

O ministro ainda acrescentou que não teve acesso às questões antes da prova, por conta do sigilo imposto. "A prova é feita com total sigilo, eu só descobri o tema da redação no exato momento em que ele foi divulgado para vocês. São pesquisadores, professores universitários de competências reconhecidas nas suas áreas."

Sobre o tema da redação, que abordou a violência contra as mulheres, Mercadante afirmou que é um assunto importante e que ainda está presente na sociedade brasileira. Ele disse ainda que achou o tema "excelente" para que os mais de sete milhões de participantes reflitam sobre isso: "Em relação ao tema da redação, é inquestionável. Somos uma sociedade em que ainda há muita violência contra a mulher. Eu achei uma excelente escolha, defendo completamente a prova, estão de parabéns os que o fizeram. Quem sabe debatendo essa questão a gente consiga diminuir a violência, vai ser um grande avanço para a sociedade brasileira".

 Elogios ao tema da redação 

Após o primeiro dia de provas, a questão citando Simone de Beauvoir foi uma das mais mencionadas nas redes sociais. No domingo, as questões de gêneros voltaram aos cadernos de prova do exame.

O tema da redação do Enem 2015 foi "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". O assunto gerou polêmica nas redes sociais, mas foi bem recebido por outros políticos.

Renato Janine Ribeiro, que foi ministro da Educação entre abril e setembro, considerou o tema muito bom: "Como ministro não tomei conhecimento do tema. Foi uma surpresa, mas achei o tema muito bom. Considero que coloca a questão da desigualdade entre os gêneros e a questão da opressão que ocorre sobre as mulheres".

Pelo Twitter, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) também fez elogios ao tema escolhido para a redação de 2015: "Boa escolha! Tema de redação do Enem diz respeito e deve ser conhecido de todas as pessoas: violência contra a mulher".

mariadorosario_enem

O secretário municipal de Educação de São Paulo, Gabriel Chalita, também por meio do Twitter, elogiou o tema da redação: "Excelente tema. É preciso refletir sobre essas ações covardes, criminosas".

chalita_enem

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias