Home / Cotidiano

COTIDIANO

Estudante cearense é destaque na Nasa

Marcela Alves é de Araçatuba, um município do estado do Ceará, com aproximadamente 11 mil habitantes. A estudante de Ciência da Comunicação fez intercâmbio para a Universidade do Estado do Arizona, Estados unidos, onde pôde participar de um grupo de pesquisa organizado pela Nasa.

A estudante se tornou a primeira brasileira a ingressar no Wolfram Science Summer School, um curso de verão promovido pela agência espacial.

Tudo começou com a inscrição no programa Ciências sem Fronteiras, que previa um intercâmbio a Portugal, mas devido alterações os alunos foram remanejados aos Estados Unidos, na condição de permanecerem por mais seis meses para o aprendizado da língua inglesa.

Após muitas dificuldades relacionada a língua, Alves decidiu participar de um grupo de Cosmologia e Astrofísica para o estudo do processamento de imagens. Em sequência recebeu um e-mail da universidade informando sobre as vagas disponíveis para o curso de verão da Nasa. Ela decidiu tentar e foi selecionada.

Com os conhecimentos em processamento de imagens que aprendeu durante seu grupo de estudos, a estudante teve uma ideia: sugerir à equipe do Wolfram Science que transformassem as teorias utilizadas em imagens. Aceito!

Após retornar ao Brasil o projeto foi transformado em TCC e hoje ALves é uma das premiadas com menção honrosa pela International Trade Center (ITC), Google, e CI&T Women Vendors’ Forum and Exhibition (WVFE) Tech Challenge 2015, programa que visa encontrar ideias para o alcance de 1 milhão de WOB's (Women-Owned Businesses *Negócios que Pertencentes às Mulheres).

Em dezembro a estudante e uma colega de trabalho viajarão para Nairobi, Quênia, para o aperfeiçoamento nos negócios.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias