Home / Cotidiano

COTIDIANO

Homem é internado com suspeita de ebola em Belo Horizonte

Sabe-se que o homem, que não teve a identidade revelada, tem 46 anos e chegou ao hospital nesta terça-feira, 10, apresentando febre alta, dor muscular e dores de cabeça. O paciente foi isolado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Pampulha, Belo Horizonte (MG). Ele teria chegado da Guiné, África, nesta ultima sexta-feira, 6.

Já foram adotados os protocolos de precaução para que o vírus não se espalhe. Profissionais da saúde que tiveram contato com o homem estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde, e após o alerta de suspeita para ebola todos os médicos e enfermeiros passaram a usar roupas especiais no trato do paciente.

O homem terá que passar por um exame de confirmação, segundo o ministro da saúde, Marcelo Castro, que deu uma coletiva nesta quarta-feira, "o resultado deve sair em 24 horas. Até lá, o paciente seguirá isolado", afirmou.

Ainda nesta quarta-feira, 11, o paciente será transferido para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Rio de Janeiro. A unidade é referência em casos de contaminação como a do vírus ebola. Um avião das Forças Aéreas Brasileiras (FAB) deve auxiliar no transporte do homem.

Vírus ebola

O vírus ebola é uma doença contagiosa, causada pelo vírus do mesmo nome e o seu principal sintoma é a febre hemorrágica, que causa o sangramento dos órgãos internos. A transmissão do vírus acontece no contato direto com o sangue e fluídos de alguém infectado.

O ebola é oriundo da África, e segundo dados das Organização Mundial de Saúde (OMS), o vírus possui taxa de mortalidade superior a 90%.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias