Home / Cotidiano

COTIDIANO

Especialistas internacionais debatem mobilidade urbana em Brasília

Da Agência Brasil

Para debater vulnerabilidades no sistema de mobilidade urbana em relação ao clima, especialistas internacionais, representantes do setor público, agências governamentais, sociedade civil, universidades e operadores de transporte participam hoje (30), em Brasília, no Ministério das Cidades, do seminário internacional Desafios e Oportunidades para a Adaptação às Mudanças Climáticas da Mobilidade Urbana. O evento é promovido pelo ministério com o apoio do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) e a Embaixada Britânica no Brasil.

A Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Semob) apresentou um estudo que vai servir de base para a revisão do Plano Setorial de Transporte e de Mobilidade Urbana, com foco na mitigação e adaptação às mudanças climáticas. “O projeto é fundamental na medida em que incorpora, pela primeira vez, as preocupações com o meio ambiente. Quando se fala em mobilidade, as pessoas pensam muito em transporte, em questão de deslocamento. Como somos responsáveis pelo planejamento, temos que pensar, não só na locomoção e na infraestrutura, mas também no ambiente dos deslocamentos”, disse o secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dario Reis Lopes, em palestra no encontro.

O ministro conselheiro da Embaixada Britânica, Wasim Mir, disse que o combate às mudanças climáticas hoje é uma prioridade. "Gostaríamos que, depois da COP21 [21ª Conferência do Clima], em Paris, possamos incorporar ações para combater as mudanças climáticas. No Reino Unido, temos uma grande experiência no transporte urbano e queremos dividir essa experiência e criar oportunidades no Brasil”, disse.

A diretora-executiva do ITDP Brasil, Clarisse Cunha, falou sobre a necessidade de planejamento para uma melhor estruturação da mobilidade. “O aumento das chuvas e eventos climáticos  extremos, com tempestades e aumento da temperatura global afetam a vida nas cidades. Então, o nosso desafio, do ponto de vista da mobilidade urbana, é entender  melhor esse impacto.. Se queremos infraestrutura de longo prazo que de fato dê conta da mobilidade nas cidades, precisamos entender que novo cenário é esse.”

O seminário apresenta estudos e discussões sobre a adaptação e os impactos da mudança climática na mobilidade urbana. A conferência pode ser acompanhada online pelo site.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias