Home / Cotidiano

COTIDIANO

Ministério faz parceria com BNDES para melhorar acesso à água no semiárido

Da Agência Brasil

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome lançou hoje (31) a segunda etapa da parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para implantação de tecnologias sociais de acesso à água para produção na região do semiárido brasileiro.

O semiárido é um tipo de clima caracterizado pela baixa umidade e pouco volume pluviométrico. Nesta segunda fase, serão investidos R$ 46,8 milhões na construção de 3,4 mil cisternas, sendo 1,7 mil do tipo enxurrada e 1,7 mil do tipo calçadão.

Água das chuvas

Ambas são estruturas que captam a água da chuva para ser utilizada na agricultura e na criação de animais. Também está prevista a construção de bancos comunitários para selecionar e preservar sementes nativas adaptadas ao semiárido.

Segundo informações do ministério, na primeira etapa da parceria foram aplicados R$ 84 milhões. O semiárido engloba Alagoas, Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Além dos estados nordestinos, o clima é encontrado no norte de Minas Gerais.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias