Home / Cotidiano

COTIDIANO

Primeiro caso de Zika é confirmado em gestante em Aparecida de Goiânia

zika gestante

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Aparecida de Goiânia (SMS) confirmou o primeiro caso de contaminação pelo vírus Zika em uma gestante local.

O registro de confirmação da doença foi feito após a paciente, que não teve a identidade divulgada, ser submetida a exames feitos pelo Laboratório de Saúde Pública de Goiás (Lacen/GO) e pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), que fica no Pará. Que confirmou nos laudos a presença de Zika.

A mulher será acompanhada por Jamal Yusuf, especialista em ginecologia e obstetrícia, que atende na Maternidade Marlene Teixeira no município. O médico realiza acompanhamentos de pré-natal de gestantes com gravidez de alto risco.

Além de ser o primeiro caso de Zika confirmado no município, o caso também pode vir a se tornar, a primeira ocorrência de microcefalia associado ao vírus, caso cause complicações no feto.

A secretária relata que até o momento não há registro de microcefalia associados ao vírus Zika em Aparecida. Porém, a gestação da paciente diagnosticada com a doença é considerada de alto risco por causa dos casos de microcefalia espalhados pelo país.

A paciente está no quinto mês de gestação e ainda não é possível afirmar se o bebê terá ou não má formação no cérebro. A mãe será acompanhada durante todo o período de desenvolvimento do bebê.

De acordo com a SMS, a casa da gestante foi bloqueada por agentes de saúde, que aplicaram inseticidas e outras medidas de combate ao mosquito Aedes argypti, transmissor da Dengue, vírus Zika e a febre Chikungunya.

A ação dos agentes de saúde se estenderam por todas as casas da região.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias