Home / Cotidiano

COTIDIANO

Vigilância libera procedimento de hemodiálise em clínica onde 35 pacientes passaram mal

A Nefroclínica, que estava interditada após 35 pacientes terem passado mal durante o procedimento de hemodiálise no último dia 5 de julho, em Goiânia, retomou as atividades normais no início da tarde desta sexta-feira, 15, após alvará da Vigilância Sanitária e Ambiental da capital. De acordo com o órgão, a direção da unidade de saúde cumpriu com todas as exigências previstas durante acordo e apresentou os documentos necessários.

A clínica que fica localizada no Jardim América, apresentou laudos positivos que comprovaram que a água utilizada no procedimento de hemodiálise estava em conformidade, assim como todo maquinário. Além disso, foram feitas adequações como a troca de produtos, insumos e parte do equipamento.

Fiscais do órgão estão acompanhando o primeiro turno do procedimento, que filtra e limpa o sangue de pessoas com problemas nos rins. E caso seja observado alguma irregularidade, a unidade será interditado novamente.

O CASO

35 pacientes passaram mal enquanto realizavam o procedimento de hemodiálise na Nefroclínica, no último dia 5 de julho, em Goiânia. Destes, um idoso de 84 anos morreu horas depois do procedimento e outras três pessoas continuam internadas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O mau estar foi ocasionado pois a água utilizada durante o procedimento estava contaminada com dois tipos de infecção, que em pessoas em perfeito estado de saúde não fariam mal algum, porém, em pacientes que precisam passar pelo processo de filtragem do sangue, pode ser fatal.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias