Home / Cotidiano

COTIDIANO

Polícia encontra chip que adultera bombas de combustível em Goiás

Após um ano de investigações, uma ação realizada pela Polícia Civil junto ao Procon-GO, encontrou um chip utilizado para adulterar bombas de combustíveis em um posto de Itumbiara. Na ocasião, o dono do estabelecimento foi preso em flagrante. A ação também percorreu estabelecimentos de Goiânia e outras três cidades do estado, resultando na autuação de cinco postos que foram flagrados utilizando o equipamento de fraude.

De acordo com a corporação, os condutores dos veículos ao abastecer eram lesados a partir do momento em que recebiam uma quantidade menor do produto do que demonstrado no visor da bomba. A corporação afirma que este é o primeiro registro do chip em Goiás.

O início das investigações se deu a partir de várias denúncias e reclamações de motoristas que sentiram a diferença entre a quantidade de combustível no carro e o que era demonstrado nas bombas.

Durante as fiscalizações, os equipamentos foram desmontados e os agentes constataram que nas placas controladoras das bombas haviam chips que são reprogramáveis. O equipamento é acionado a partir de um controle remoto, que faz a medição de quanto de combustível será liberado - quantidade do produto solicitada pelo cliente. Em seguida, os dados são apagados e a medição é refeita, alterando a quantidade.

A polícia informou que para realizar a operação, foi necessário capacitar técnicos e fiscais. Os agentes passaram por cursos com apoio de peritos internacionais que ensinaram como desmontar as bombas e identificar as fraudes.

As investigações apontam que os chips foram adquiridos de quadrilhas de São Paulo e Rio de Janeiro. A média de prejuízos para o consumidor foi avaliado em cerca de 5% em cada abastecida, podendo haver variações. Em um posto de Goiânia, por exemplo, a cada 40 litros comprados, o consumidor recebia até três litros a menos do que o solicitado.

Os postos onde a polícia encontrou os equipamentos de fraude, serão indiciados por crime contra as relações de consumo. O proprietário do posto de Itumbiara, que foi detido em flagrante pelo mesmo crime durante a operação, já foi liberado, mas a corporação informou que ele tem passagem por receptação de combustível roubado.

Os estabelecimentos autuados tiveram as bombas interditadas por tempo indeterminado.

Confira lista de postos barrados durante fiscalização

- Posto Vitória / Senador Canedo
- Posto Chaparral / Avenida Perimetral Norte, em Goiânia
- Posto Luzitana / na Rua Getúlio Vargas, no Parque Anhanguera, em Goiânia
- Posto Central /  Rua 83, Setor Sul, em Goiânia
- Posto Baby / Itumbiara
- Posto Santa Helena / Hidrolândia

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias