Home / Cotidiano

COTIDIANO

Profissionais comemoram aniversário

Esse ano, a comemoração da profissão será celebrada com muito trabalho em lançamento imobiliário


O Dia Nacional dos Corretores de Imóveis é comemorado hoje, 27 de agosto. Uma profissão cheia de desafios e com rentabilidade instável, mas que já atraiu até mesmo profissionais de outros setores em busca dos altos ganhos durante o boom imobiliário em Goiás. De acordo com dados do Conselho Regional de Corretores de Imóveis 5ª Região Goiás (Creci), o número de corretores em Goiás cresceu cerca de 10,42%  de dezembro de 2015 a julho de 2016. A categoria saltou  de 24.450 para 27 mil.

Goiânia vem expandindo seu crescimento vertical, os novos empreendimentos estimulam a categoria, mas isso não é tudo. Sabe aquela história de que trabalhar com vendas não é para qualquer um? Janete Barbosa da Costa é dessa opinião. Ela tem 34 anos e desde muito jovem trabalha com vendas e vive com o trabalho comissionado. Já trabalhou em lojas de shopping, lojas de móveis, e há pouco mais de cinco anos entrou para o mercado imobiliário – se tornou corretora de imóveis. Hoje coordena uma equipe de corretores para uma incorporadora.

Tem um histórico de vendas de imóveis de deixar muitos corretores antigos embasbacados porque fez sua parte. “Enquanto muitos desistiram da profissão nos últimos dois anos por causa do momento de instabilidade política e financeira do País, eu continuei estudando o mercado imobiliário, investindo em treinamentos e qualidade do atendimento”, afirma. Por isso, chegou a vender sete apartamentos em um único mês nos duros momentos do último ano, em que muitos deixaram a profissão por causa da crise.

Segundo ela, a vocação na verdade se resume em dedicação ao conhecimento. “Eu não sou uma corretora de imóveis do tipo super-heroína. Só que o mercado de vendas de imóveis não aceita mais aquelas pessoas que querem conseguir a venda só na insistência, no cansaço do cliente. O cliente não é bobo e está cada vez mais exigente quanto à informação que o corretor de imóveis entrega”,  explica.

Novas oportunidades


É que o início do segundo semestre tem sido de retomada dos lançamentos, segundo os especialistas do mercado. Para João Gabriel Tomé, não há dúvida de que o segundo semestre será melhor, pois as mudanças políticas e econômicas estão trazendo mais confiança ao mercado. “Para o empreendedor fazer lançamentos, ele precisa perceber que os gargalos estão sendo resolvidos”, diz.

Ele explica que imóveis com boa localização, projetos inteligentes e acabamento primoroso ganham em competitividade, e estes são os atributos importantes para o consumidor e facilitam o trabalho dos corretores de imóveis. Outro aspecto positivo do momento, para o incorporador, é a oportunidade de aquisição para o consumidor que os preços estáveis estão permitindo. “O mercado ainda não está repassando a inflação, mas este quadro tende a se alterar a partir do próximo ano”, diz.

A reação do mercado anima também o corretor Luã Fantinatti, da URBS RT Lançamentos Imobiliários, que trabalha na área há três anos. Ele se interessou pela profissão após ser incentivado pela mãe, que administrava uma construtora e viu que o filho tinha qualidades que são essenciais para o corretor. “Eu trabalhava na área de venda de anúncios na Telelistas e vendia muito bem”, conta. Ele diz que o mercado é bastante desafiador, especialmente para os corretores que atuam na venda de lançamentos imobiliários. Segundo ele, o consumidor goiano gosta de comprar quando vê. Por isso, ele resume que, além de vender um imóvel, ele vende também “informação”.

ESPECIALISTA DÁ DICAS PARA CORRETOR DE IMÓVEIS APRENDER A ADMINISTRAR SUA VIDA FINANCEIRA


Todo mundo sabe que corretor de imóveis não tem salário fixo, recebe apenas a comissão sobre as vendas realizadas. Para ajudar aqueles profissionais da área a terem um bom controle financeiro, o especialista em planejamento financeiro pessoal Maurício Vono preparou algumas dicas:

1- Arme uma “boa zaga”.

O resultado financeiro de qualquer pessoa depende de dois fatores: recebimentos e pagamentos. Sendo assim, se você vender mais, obviamente terá melhores resultados financeiros, certo? Bem, nem sempre! Cuidar do caixa, da conta, das decisões financeiras cotidiana, analisando de forma ampla o seu orçamento e padrão de vida que decidirá ter é extremamente importante. É muito comum após uma boa safra de recebimentos o corretor se empolgar e fazer planos comprometendo o dinheiro que entrou em caixa e também aquele que ainda está por vir.  Por isso, é importante que você tenha planos e metas de crescimento pessoal e de melhoria de qualidade de vida. Mas não se deixe levar pelas ofertas de luxo e conforto que geralmente somos atraídos quando estamos com uma boa quantidade de dinheiro nas mãos.

2- Tenha objetivos de vida e metas claras.

Todas as empresas trabalham com sistemas de metas, metas de receitas, metas de vendas e etc. Leve esse conceito para sua vida pessoal. Isso o ajudará manter o foco no que realmente é importante e também servirá de estímulos para que supere desafios do cotidiano. Como diria um psiquiatra e filosofo austríaco, “quem tem um por quê bastante forte, enfrenta qualquer como”.

3- Desenvolva sua carreira, habilidades e fundamentos.

Como diria o famoso cientista americano, estampado na nota de cem dólares, Benjamin Franklin, “Investir em conhecimento, geram sempre os melhores juros compostos”. Seu trabalho é seu maior ativo, pois é através dele que você pode ampliar seu patrimônio e financiar sua qualidade de vida. Liste quais as competências necessárias para que você possa obter mais resultados e vá em busca de desenvolver-se. Você pode buscar cursos, treinamentos, livros e até mesmo vídeos gratuitos no youtube para ampliar seu talento.

4- Faça um plano para obter Renda Passiva.

A renda passiva é o tipo de renda gerada por seus patrimônios (Ativos) que geram rendimentos sem a necessidade de você investir o seu tempo de trabalho. E você começa a gerar renda passiva com qualquer quantia aplicada nos bancos, em poupança, CDBs, fundos de investimentos e títulos públicos e, também em patrimônio imobiliário, através de alugueis. Investindo em patrimônios que geram renda passiva, além de ser uma forma de contribuir com dias de baixa nas vendas, você também estará contribuindo para a sua aposentadoria. Que é inclusive um assunto importantíssimo a ser avaliado no seu planejamento de vida.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias