Home / Cotidiano

COTIDIANO

BC prevê mais inflação este ano e menos recessão em 2017

A inflação de agosto subiu, embora governo e setores da mídia tenham divulgado o contrário. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de agosto fechou em 0,44% (de 0,52%), revela que não houve arrefecimento da inflação conforme propagandeou os ministros da área econômica do governo interventor. A tendência é que a inflação se aproxime dos 7,5% a 8% este ano. Esta é a avaliação do boletim Focus, divulgado pelo Banco Central. Os números da inflação, medidos pelo IPCA, foram ajustados para cima pelo BC, de 7,34% para a 7,36%.

O Boletim Focus é feito através de uma consulta com cerca de 100 instituições, sendo que o grupo chamado de Top 5–os que mais acertam as previsões, elevou de 5,25% para 5,50% a expectativa de inflação para 2017. Na média, as instituições projetam 5,12% para o IPCA no ano que vem.

Em relação à taxa de juros, o boletim Focus mostra que o mercado espera que a Selic encerre o ano em 13,75% e em 11% no final de 2017. Já a expectativa para o Produto Interno Bruto é de retração de 3,18% em 2016, ao invés de recuo de 3,20%, e que ele cresça 1,30% em 2017.

Também é esperada uma queda menos acentuada da produção industrial neste ano, de 5,93% contra 6,03% na projeção anterior. Para 2017, as instituições preveem um crescimento de 0,50% na produção.

Lava Jato e recessão

Uma das dificuldades na recuperação da economia brasileira é atribuída às investigações da Operação Lava Jato que paralisou praticamente todo o canteiro de obras do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento em obras ferroviárias, rodoviárias e os projetos do Minha Casa Minha Vida. Ocorre que as principais empresas de engenharia do país estão paralisadas pela investigação.

Ex-ministro da Justiça no governo Dilma, o procurador da República Eugênio Aragão avalia que falta aos investigadores da Lava Jato bom senso ao jogar no mesmo saco os executivos que cometeram crimes de corrupção e as empresas investigadas. “A Lava Jato se gaba de ter trazido para o país cerca de R$ 2 bilhões supostamente usurpados. Mas o que dizer da quebradeira da indústria naval e do desemprego na construção civil? O pré-sal alavancou a indústria naval e veio a investigação e acabou com tudo. Apenas a Odebrecht demitiu cerca de 50 mil trabalhadores, como estimar esse prejuízo? ”, argumentou o procurador.

Segundo Eugênio Aragão, o problema é que parte do Ministério Público Federal “não sabe resolver problemas sem achar um culpado, e como não entende de política pública acaba quebrando o País”.

“A Lava Jato terá um saldo negativo que vamos pagar por algumas décadas. Não se pode matar uma barata com um lança chamas colocando fogo na casa toda”, alertou.

Os números do Banco Central não deixam dúvidas de que a crise econômica continua. Se ela será atenuada ou não, em grande parte isto vai depender dos desdobramentos da crise política.

Auguste de Saint-Hilaire (1779-1853) foi um naturalista francês, que viveu em nosso País estudando as plantas. "Ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil" foi uma das mais brilhantes e "proféticas" conclusões de seus estudos como botânico. Isso há mais de um século e meio. Nos nossos dias, economistas certamente diriam: ou o Brasil põe fim à interminável Lava Jato ou a Lava Jato põe fim ao Brasil.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias