Home / Cotidiano

COTIDIANO

Ciclistas acompanham deficientes visuais em passeio de bike

O terceiro domingo de setembro foi especial para os alguns ciclistas goianos. Isto porque, foi realizado um passeio turístico pela capital, o objetivo da pedalada era, além de conhecer parte da cidade, fazer a inclusão de deficientes visuais (DV). O evento “Na Bike com DV” reuniu dezenas de ciclistas, entre eles, diversos deficientes visuais montaram nas bicicletas com os instrutores e tiveram um incrível passeio por várias ruas da capital.

A saída aconteceu no Parque Areião por volta das 09h da manhã de domingo, 17. Orientados pelos condutores, deficientes visuais puderam desfrutar de uma maravilhosa aventura pelas ruas da capital. Além das pedaladas, os deficientes visuais puderam conhecer um pouco mais sobre a história da fundação de Goiânia além de desfrutar da Art Decó de Goiás, isto porque, o guia turístico Gutto Lemes auxiliou os DV a enxergarem e a sentirem sobre o conceito arquitetônico espalhado pela capital.

O projeto de inclusão de deficientes visuais e portadores de necessidades conta com a organização de Luzia Carvalho. Ela explica que o projeto tem como finalidade mostrar para a sociedade que os deficientes visuais não precisam ter tratamento especial apenas pela sua deficiência. “O DV conseguem fazer todas as atividades que nós que enxergamos fazem, a única diferença é que eles enxergam o mundo diferente de como fazemos isso. Eles enxergam através do tato, do olfato e da audição”, relata.

Para funcionar, o “Na Bike com DV” conta com bicicletas especiais, de dois e quatro lugares que é conduzida por um piloto que tem como principal função descrever o trajeto para que os deficientes possam criar a imagem visual na cabeça. Bruno Raphael, 07, participa do projeto desde o começo, o seu condutor está machucado, por isso, nesta edição ele irá andar apenas no triciclo. “No triciclo eu fico bem, não fico cansado. Na bicicleta eu fico”, conta. Divertido e alegre, o pequeno adora pedalar, a mãe dele, conta que em casa, Bruno anda todos os dias. “Como o quintal é grande, ele sempre anda lá”, conta Kátia Fernanda.

Para a mãe de Bruno Raphael, o evento é mágico, a inclusão que o evento fornece é de grande valia para ela e o filho. “Muitos pais acham que quando o filho perde a visão é o fim do mundo. Mas cada dia com meu filho é um aprendizado, ele vê o mundo de uma maneira diferente, e me ensina a enxergar o mundo assim”, conta. “Quase não temos atividades de integração que cria esse laço. A gente se sente valorizado”, completa.

Sávio Afonso deu uma carona para a reportagem do Diário da Manhã. Durante o percurso, ele foi explicando como funciona o passeio. Segundo ele, o condutor tem como função descrever o ambiente, as ruas, os prédios e tudo em volta para que o garupa possa sentir o universo ao seu redor. O passeio apesar de curto, mostrou a dimensão e a importância do condutor, enquanto pedalava, Sávio foi contando pra onde íamos. “Estamos saindo agora do parque, passando pela avenida Edmundo Pinheiro, há um sinaleiro logo a frente”, relata o condutor para o passageiro.

Com o apoio de uma viatura da Secretaria Municipal de Trânsito e uma ambulância de apoio, o trajeto passou por diversas avenidas, tendo como principais paradas no Lago das Rosas e no Grande Hotel, Avenida Goiás, Teatro Goiânia e Praça Cívica.
Foto principal (Grande, destaque, pode colocar na página toda)

(Fotos André Costa e vídeo de Raphael Bezerra)

Veja detalhes do evento

Mais vídeos:

  • COTIDIANO

    Investigado por matar integrante de facção rival é preso

    Um integrante de uma facção criminosa conhecido como Xurupita, foi preso pela Polícia Civil de Goiás, suspeito de matar integrante de facção rival

    Publicado terça-feira, 16 de abril de 2024 - 12:38

    / Atualizado terça-feira, 16 de abril de 2024

  • COTIDIANO

    Adolescentes são apreendidos após serem suspeitos de roubo

    Menores ainda tentaram fugir ao notarem à aproximação dos policiais

    Publicado terça-feira, 16 de abril de 2024 - 06:31

    / Atualizado terça-feira, 16 de abril de 2024

  • COTIDIANO

    Crime ambiental é impedido pela polícia

    Operador foi localizado no local, quando fazia a retirada da vegetação na área rural utilizando um maquinário

    Publicado terça-feira, 16 de abril de 2024 - 05:49

    / Atualizado terça-feira, 16 de abril de 2024

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias