Home / Cotidiano

COTIDIANO

Chuva de meteoros poderá ser vista de madrugada em todo país. Veja ao vivo

Foto:Reprodução


Uma chuva de meteoros promete iluminar os céus brasileiros a partir deste sábado, 21, com pico na madrugada de domingo, 22. O fenômeno batizado pelos astrônomos de Orionídeos, é formado por uma poeira de gelo deixada pelo cometa Halley durante sua órbita.

No Brasil, o acontecimento poderá ser visto a olho nu em todo o país. Durante o pico da chuva, poderão ser contemplados entre 20 e 25 meteoros por hora, segundo a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa).

Para um maior aproveitamento do espetáculo, a recomendação é de que a observação seja feita em locais com pouca luz artificial, como áreas rurais ou isoladas.

O evento é um dos mais visíveis para o Hemisfério Sul e ocorre duas vezes por ano, sendo a primeira em maio e a segunda em outubro, quando os detritos do cometa passam pela Terra e entram na atmosfera do planeta com grande velocidade, criando assim uma bela chuva de meteoros.

De acordo com o Grupo de Astronomia de Pernambuco, o melhor horário para acompanhar o fenômeno será entre às 2h e 3h da manhã.

https://youtu.be/An3LLENSjyk

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias