Home / Cotidiano

COTIDIANO

Prefeitura inicia campanha 'Finados sem Aedes'

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia nesta segunda-feira (30/10) a campanha 'Finados sem Aedes'. Além de limpar e eliminar possíveis criadouros do mosquito nos principais cemitérios da Capital, os visitantes dos locais serão orientados a não deixarem materiais que possam acumular água nos túmulos e jazigos. Ação tem início no Jardim das Palmeiras, no setor Centro-Oeste.

Os agentes de combate às endemias visitarão floriculturas e lojas próximas aos locais para orientar comerciantes a evitarem vender vasos e recipientes que acumulem água, e também realizarão a inspeção nos cemitérios e imediações.'O trabalho de conscientização é fundamental para impedir que novos criadouros sejam levados aos túmulos e jazigos durante as visitas no feriado de Finados', explica a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim.

Feriado
Na quinta-feira, 02, os agentes de saúde estarão nos principais cemitérios da cidade para orientar os visitantes sobre a importância do descarte adequado dos objetos que acumulam água das chuvas, como vasos com plantas, embalagens plásticas e copos descartáveis. 'Muitos materiais deixados nos túmulos durante o feriado são potenciais criadouros do mosquito', alerta a superintendente.

Para estimular a utilização de materiais alternativos durante o Dia de Finados, nos stands dos educadores em saúde da SMS nos principais cemitérios de Goiânia estarão disponíveis flores e lembranças feitas com recicláveis, como garrafas pet, por exemplo. Para Flúvia Amorim, o trabalho tem um duplo impacto. 'O artesanato com recipientes que antes poluíam o ambiente e serviam para acumular água são utilizados como substitutos para vasos de flores, lembranças e embalagens nos jazigos', destaca.

Foto: Anna Lúcia Almeida

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias