Home / Cotidiano

COTIDIANO

Um dos líderes da organização criminosa que fraudava concursos e o Enem já havia sido preso neste ano

O médico Antônio Carlos da Silva Francisco foi um dos presos preventivamente pela investigação Portas Fechadas. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa do médico, que é também o local de seu escritório.

No local foi apreendida uma agenda com o nome de vários candidatos a concursos/vestibulares fraudados em todo o país. A agenda trazia informações como n° de CPF, login do portal do Inep e senha dos candidatos que participavam da fraude.

Todos os nomes listados são de candidatos que participaram do Enem 2016. Dos nomes citados os aprovados no curso de medicina através do esquema fraudulento foram:

Camila Carolina Ávila: Foi aprovada no processo seletivo SISU 1/2017 (EDITAL Nº 004/2017 de 25 de janeiro de 2017)  para o curso de medicina na Universidade Federal de Goiás.

Isabela Sorgi Vonsowski:  Foi aprovada no vestibular de medicina/2017 na UNINGÁ (Centro Universitário Ingá, Maringá, PR), Edital nº 0116 de 12/12/2016 .(http://uninga.br/edital/files/Edital_116-2016.pdf).

Victor Leite de Oliveira: Foi aprovado no curso de medicina (Campus Jataí) na Universidade Federal de Goiás por meio da nota do ENEM. Aprovado tb no vestibular da Universidade de Rio Verde para o curso de Medicina.

Leandro Luiz Gonçalves Assis Junior: Classificado em lista de espera na Universidade Federal de Goias, por meio do SISU, para o curso de Medicina no Câmpus de Jataí. Classificado também na Universidade Federal de Pernambuco em 23/02/2017 para o curso de medicina.(http://listao.ufpe.br/arquivos/Selecionados_Campus_Recife_-_1%C2%AA_chamada.pdf).

Gabriela Dias Neiva: Foi selecionada por meio do SISU 1/2017 para o curso de medicina na Universidade Federal de Goiás.

O médico investigado, Antônio Carlos, já havia sido preso em março deste ano também por envolvimento no esquema de fraudes. Na ocasião o caso investigado era de fraude no concurso para delegado, também na cidade de Goiânia.

Além do médico, outras sete pessoas foram presas preventivamente. São elas: Antônio Alves Filho, Gabriel Ribeiro de Araújo, Hélio Garcia Ortiz, José Rosa Júnior, Ricardo Silva do Nascimento, Roberto Moreira dos Anjos Neto, Ronaldo Rabelo de Souza, Weverson Vinícius da Silva.

Todos os envolvidos irão responder por formação de organização criminosa, fraude a certame licitatório, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, em alguns casos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias