Home / Cotidiano

COTIDIANO

3.700 pneus são recolhidos na região Noroeste

Com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypit, vetor de diversas doen­ças causadas por vírus, como dengue, zika, chikungunya e fe­bre amarela, a Diretoria em Vi­gilância em Zoonoses, da Se­cretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), realizou na ter­ça-feira, 21, e quarta-feira, 22, a Operação Cata Pneus na região Noroeste da capital. Ao todo, du­rante a ação, foram recolhidos mais de 3.700 pneus de avenidas, oficinas e lotes baldios.

De acordo com o diretor de Vigilância em Zoonoses, Gildo de Paula, após serem recolhidos de bairros como Jardim Prima­vera, Jardim Curitiba e Vila Mu­tirão, os pneus foram transpor­tados para Abadia de Goiás para reciclagem. “Durante a ação, eli­minamos 21 focos do mosquito transmissor da dengue. Isso é a prova de que no período chuvo­so a atenção deve ser redobrada”.

Além de eliminar os criadou­ros do mosquito Aedes aegypit, durante a operação na região Noroeste, os agentes de comba­te às endemias conscientizaram os moradores sobre a importân­cia de evitar que ele encontre lo­cais para procriar.

“É importante que a popu­lação não deixe água acumular em embalagens, copos plás­ticos e vasos de plantas, por exemplo. Essas dicas que pare­cem simples protegem não só contra a dengue, mas também contra outras doenças como chinkungunya e zika”, desta­ca o diretor.

Para descartar de forma adequada dos pneus inutili­záveis, é preciso procurar o Ecoponto do Parque Oeste In­dustrial, localizado na Rua do Café. Além disso, para denun­ciar locais com criadouros do mosquito, a população pode entrar em contato com a Dire­toria de Vigilância em Zoono­ses pelo Disque Aedes: 3524- 3125 ou 3524-3131.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias