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Governo federal lança pacote de serviços digitais para trabalhadores

Foto:Reprodução


O governo federal lançou nesta terça-feira, 21, um pacote com quatro ações para aperfeiçoar e modernizar o atendimento e a qualificação dos trabalhadores brasileiros. As iniciativas fazem parte do programa Emprega Brasil e envolve canais digitais e aplicativos para buscar vagas de emprego no Sine.

O lançamento foi anunciado pelo presidente Michel Temer e o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, durante cerimônia no Palácio do Planalto.

Entenda como as medidas vão funcionar

- Seguro-desemprego

O seguro-desemprego via web permitirá que o benefício seja solicitado de qualquer local, a partir do momento em que o trabalhador receber os documentos de sua demissão.

O procedimento ainda não elimina a necessidade de o profissional ir, após preencher seu cadastro na internet, até um posto do Sine, mas promete agilizar o atendimento nas agências.

O benefício deve ser liberado em até 30 dias após o trabalhador preencher o cadastro pelo site do Emprega Brasil.

- Sine Fácil

O aplicativo que já estava disponível para celulares Androis, agora passa a ter novas funcionalidades e poderá ser baixado também no sistema operacional iOS.

Através dele, o trabalhador pode buscar vagas de emprego na rede do Sine de todo o Brasil, de qualquer smartphone ou tablet conectado à internet, não sendo mais necessário que o usuário vá a um posto de atendimento para se candidatar para as oportunidades.

Pelo aplicativo, também é possível agendar entrevistas com empregadores e acompanhar a situação do benefício do seguro-desemprego.

- Carteira de Trabalho Digital

Versão eletrônica, digitalizada, da atual carteira de trabalho. Ela estará disponível para os sistemas Android e iOS. Nesse primeiro momento, a carteira em papel continuará sendo o documento oficial, mas sempre que o trabalhador precisar acessar qualquer informação sobre o contrato de trabalho vigente ou os anteriores terá como fazê-lo consultando seu banco de dados pelo smartphone.

Por esse mesmo canal, também será possível solicitar a primeira ou segunda via da carteira de trabalho em papel.

Para ter o documento digital, com todas as informações acessíveis no telefone, é preciso entrar na loja de aplicativos do telefone, procurar "CTPS Digital" e baixar a ferramenta.

- Escola do Trabalhador

Criado a partir de uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB), o programa disponibiliza neste primeiro momento 12 cursos. Eles foram definidos com base na análise de dados estatísticos sobre o mercado de trabalho e das necessidades de empregadores e trabalhadores.

Os outros 38 cursos serão oferecidos até o final do ano que vem, também de acordo com pesquisas e demandas do mercado.

As qualificações serão gratuitas e poderão ser acessadas de qualquer computador através do site Escola do Trabalhador. Não haverá pré-requisitos para cursá-los nem escolaridade mínima exigida.

Os cursos ficarão disponíveis a todos os trabalhadores, mas a prioridade será para quem estiver desempregado. Esse grupo receberá informações sobre as oportunidades de se qualificar no momento em que fizer o primeiro encaminhamento para o seguro-desemprego, procedimento que a partir de hoje, poderá ser feito pela internet no portal do Emprega Brasil.

Com informações do Ministério do Trabalho.

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