Home / Cotidiano

COTIDIANO

Governo proíbe shows na área externa do Centro Cultural Oscar Niemeyer

Foto:Divulgação/Ascom


O decreto do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) publicado na última segunda-feira, 27, no Diário Oficial que proíbe a utilização do espaço da Esplanada Juscelino Kubitscheck para shows, na área externa do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, dividiu opiniões entre o público e os organizadores de eventos.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), a medida tem como objetivo “proteger e preservar” o local. Conforme o documento, o Centro Cultural não poderá receber qualquer tipo de evento “de natureza pública ou privada” que utilize “montagem de estrutura de palco, equipamentos de som e apresentação de shows ao vivo”.

A decisão foi assinada no dia 23 de novembro deste ano e altera o decreto 7.808, de fevereiro de 2013, quando foram determinadas as regras de utilização do espaço.

Grandes festivais

Lembrando que a proibição acontece depois da realização de várias edições de grandes eventos como o Festival Bananada, Goiânia Noise, que se destacam como os maiores eventos de música do país, além do Arraiá do Cerrado realizado pelo próprio governo estadual. Além dos shows e apresentações, a esplanada também é muito utilizada para patinação e prática de skate.

Uma estudante de 22 anos, que preferiu não se identificar, acredita que a medida é um retrocesso e vai prejudicar as próximas edições dos festivais de música que atraem pessoas de Goiânia e até de outros estados.

Após publicação do decreto, a Seduce divulgou uma nota justificando o uso do espaço.

Confira nota na íntegra:

"A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) informa que o decreto nº 9.092, de 23 de novembro de 2017, é uma medida de proteção e preservação do complexo cultural projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para Goiânia.

Com o término das obras da reforma, serão implantadas no CCON a biblioteca e duas salas de cinema de qualidade que se somarão às atrações culturais já em atividade como o Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), os concertos da Orquestra Filarmônica de Goiás e eventos como o Café de Ideias.

A Seduce esclarece que trabalha para que o funcionamento do CCON concilie o interesse da comunidade com as orientações técnicas e para que o espaço possa cumprir plenamente seu papel de polo de acolhimento e difusão cultural, sendo capaz de oferecer amplo leque de opções que incluem lazer e recreação na Esplanada e em toda sua estrutura."

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias