Home / Cotidiano

COTIDIANO

Mostra é alvo de polêmica racial ao retratar brancos com a pele escurecida

A ex-consulesa da França, Alexandra Loras, inaugura a exposição "Pourquoi Pas?" (Porque Não?), a partir do dia 02/11 até 14/01, na Galeria Rabieh, em São Paulo. Após divulgar o novo projeto, ela foi acusada nas redes sociais de praticar a "blackface".

As obras que serão expostas são de personagens brancas, que após passar por edição via Photoshop, tiveram sua peles escurecidas com traços afrodescendentes. Entre as 40 imagens expostas estão Donald Trump, rainha Elizabeth, papa João Paulo II, Gisele Bündchen, Michel Temer, Xuxa e Carmen Miranda.

O "blackface" era uma prática adotada no século 19 em que atores brancos se pintavam com carvão para representar personagens negros de forma satirizada.

Críticas como "ver bancos de sucesso pintados como negro não aumenta nem um pouco minha autoestima como negra", tomaram conta da página oficial de Loras. "Eu sou negra e, como artista, tenho o direito de me expressar sobre o que está acontecendo na mídia, como a escravidão moderna", rebateu a francesa. (Foto: Divulgação)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias