Home / Cotidiano

COTIDIANO

Raios que degeneram

O fato dos óculos de sol pi­ratas não protegerem os olhos como deveriam não é nenhuma novidade, no en­tanto, mais do que isso, as lentes piratas causa muito mais dano à visão se ela não estiver protegida com tais lentes. Por conta disso, a nocividade dos raios ultravioleta se intensifica, deixando os olhos mais suscetíveis a lesões e doen­ças, como a catarata, pterígio e degeneração macular.

A catarata pode surgir precoce­mente com a presença de luz ex­cessiva que dilata as pupilas e dei­xa entrar mais radiação nos olhos. Isso pode ocasionar lesões e pro­vocar até outras doenças graves. O pterígio, apesar do nome estra­nho, é uma doença comum que ocorre em países tropicais como o Brasil. “É um processo degenerati­vo que provoca o crescimento da membrana que cobre o olho em direção à córnea”, explica o oftal­mologista e cirurgião oculoplásti­co Bernardo Magacho.

Um levantamento da Associa­ção Brasileira da Indústria Ópti­ca acusa que sete milhões dos 24 milhões de óculos de sol produzi­dos todo ano no País são piratas e ilegais. “Quando o indivíduo usa óculos escuros, a pupila aumenta de tamanho para absorver mais luz. Se as lentes não tiverem bar­reira contra raios ultravioleta, não serão capazes de proteger os olhos da luz”, elucida o também oftal­mologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, em Campinas. Por conta da ausência de proteção da lente e com a pupi­la dilatada, os raios solares pene­tram ainda mais e regiões como o cristalino e a retina são inevitavel­mente danificados.

Magacho destaca que o pterígio pode apresentar quatro graus dife­rentes, chegando a cobrir o eixo vi­sual e até distorcer a curvatura da córnea. “Nesses casos maiores são necessárias cirurgias de urgência, enquanto nos casos menores a ci­rurgia está indicada quando são processos inflamatórios repetiti­vos. Isso acontece porque a doen­ça tem propensão a inflamar mais rápido, quando existe dor local e quando incomoda pela estética ocular. Então depende muito dos sintomas do paciente”, afirma.

Além de evitar o uso de óculos falsificados, é necessário consultar um médico pelo menos uma vez por ano para acompanhar qual­quer mudança na visão e evitar es­sas doenças. Para proteger a visão, a dica é usar chapéus e óculos escu­ros, que devem ser grandes e com proteção 100% contra os raios UVA e UVB. Para aquelas pessoas que fi­cam com os olhos vermelhos após um dia na piscina, outra orientação é usar um soro fisiológico ou colí­rio, que aliviam a irritação.

A preferência de muitas pessoas pelos óculos piratas também não é condenável, tendo em vista a pos­sibilidade de comprá-los por um preço dez vezes menor. Lentes de R$ 200 ou mais, polarizadas, e len­tes de policarbonato virão com toda a gama de proteção, mas mesmo óculos de R$ 100 ou até mais bara­tos do que isso, já garantem prote­ção suficiente. O importante é pro­teger os olhos dos raios UVA e UVB (alfa e beta), e essa proteção pode ser dada à lentes de plástico sim­plesmente ao mergulhar numa so­lução especial (também adicionada em algumas lentes transparentes).

Outra observação válida é a de que a atenção deve ser redobrada ao comprar óculos solares. Até mes­mo armações originais podem alo­jar lentes fajutas. Por isso, na hora de comprar, verifique se os óculos têm um selo de autenticação ou exija um teste que mede a proteção contra os raios ultravioleta. Leôncio Queiroz recomenda ainda que as pessoas se exponham o mínimo possível ao sol e também fiquem atentas aos índices de UV divulgados pela meteorologia além de usar pro­tetores solares.

No entanto, não é porque os óculos precisam de fato proteger os seus olhos que o estilo deve ficar em segundo pla­no. Mais do que um item de prote­ção, é também um apetrecho que agrega beleza ao rosto e ao próprio estilo de se vestir. Se alguma arma­ção tiver um ótimo assento no rosto, mas a lente possui uma qualidade duvidável ou até medíocre, sim­plesmente vá à uma ótica e adqui­ra as lentes separadamente. Com certeza a economia vale a pena, até porque as próprias armações são a parte mais cara dos óculos.

Mas para que a compra das len­tes seja feita corretamente, você deve comprar de uma fonte confiá­vel e verificando etiquetas ou mar­cas que garantem o bloqueio dos raios UVA e UVB. Você deve ser ca­paz de comprar um par de óculos de sol decentes em um lugar respeitá­vel. Isso provavelmente significa ig­norar os vendedores de rua, e lojas de esquina, focando mais em óti­cas renomadas e lojas recomenda­das pelo seu oftalmologista.

Quando o indivíduo usa óculos escuros, a pupila aumenta de tamanho para absorver mais luz. Se as lentes não tiverem barreira contra raios ultravioleta, não serão capazes de proteger os olhos da luz”

Oftalmologista Leôncio Queiroz Neto

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias