Home / Cotidiano

COTIDIANO

CNH será modificada para cartão com chip

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá mais uma mudança. Desta vez o formato em papel irá virar um cartão de plástico com microchip. A nova versão que deve ser adaptada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada estado até janeiro de 2019, concentrará informações do motorista.

Até o momento, não foram divulgados mudanças nos valores para tirar ou renovar a carteira. O reajuste deve ser feito por cada Detran no momento da mudança.

Os motoristas que tiverem a CNH no formato de papel, não será obrigado a trocar pelo cartão. Neste caso, a troca será realizada no ato da renovação.

Segundo o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, a medida reduzirá fraudes e aumentará a durabilidade do documento, assim como possibilitará integração com outros países.

Modelo

O novo modelo será no formato de cartão "inteligente" e será semelhante a um cartão de débito/crédito convencional, com chip e gravação a laser dos dados do motorista.

A mudança também possibilita a “universalidade” do documento que pode servir futuramente para pagamento de transporte de ônibus, pedágio, bem como controle de acesso a prédios públicos e identificação biométrica.

Estas convencionalidades poderão ser realizadas entre entidades privadas e públicas, com a devida autorização do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias