Home / Cotidiano

COTIDIANO

Ex-bispo afirma que Edir Macedo forçava pastores a fazerem vasectomia clandestina 

O documentário da emissora portuguesa TVI, “O segredo dos Deuses” está dando o que falar. Após o primeiro episódio da série, mais uma polêmica foi criada acerca de Edir Macedo e da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Agora o líder é acusado de obrigar bispos e pastores ligados à instituição a passarem por procedimento de vasectomia antes mesmo de se casarem.

“Fiz vasectomia a mando da Igreja e fiz em clínica clandestina, porque eu não podia fazer vasectomia. Eu não tinha filhos, não tinha idade para fazer”, denuncia o ex-bispo Alfredo Paulo, que era atuante na Universal em Portugal.

No país português, a cirurgia é proibida para homens com menos de 25 anos e sem filhos. De acordo com a reportagem, vários pastores e bispos fizeram o procedimento clandestinamente a mando da IURD.

Entre as falas do ex-bispo na produção, são exibidos pronunciamentos de Edir Macedo em cultos realizados em São Paulo. “Os filhos são gerados como ratos, colocados no mundo como ratos. E não venham com essa história 'foi Deus quem me deu'. Deus que me deu uma ova! Deus não dá filho para ninguém”, diz em um trecho.

Em outra ocasião ele manda recado à nova geração: “Você, jovem, se tiver juízo, não tenha filho. Porque jogar um filho no mundo é uma irresponsabilidade nos dias atuais.”

O documentário afirma ainda que a Igreja Universal vê os filhos como distração, empecilho e gasto extra.


Adoção 

Alfredo Paulo comentou que após a vasectomia, o casal teria sido motivado a adotar uma criança. “Eu lembro que os pastores faziam filas em clínicas para fazer a vasectomia. Era como se fosse um 'matadouro': pastor entrava na clínica, na sala de operação, saía, entrava mais um… Eu lembro claramente disso. Depois, um ficava esperando o outro com o gelo, entravam todos no carro e voltavam para a igreja. No próximo dia eram mais pastores”, disse.

“Eu falei para não ter filhos, não falei? Nós até pagávamos para fazer vasectomia. Mas tem filhos… O problema é seu! Se vira! A Igreja não é uma instituição social” diz outro trecho de um discurso de Edir Macedo, desta vez em áudio, reproduzido na reportagem.

Pronunciamento 

A Igreja Universal se pronunciou por meio de nota ao jornal Folha de S. Paulo, e disse que a série é "uma campanha difamatória, mentirosa". Além disso, alegou que o documentário está baseado em depoimentos de um ex-pastor que foi afastado da instituição no Brasil, em 2013, por condutas impróprias.
"Os seus membros, em Portugal e fora do país europeu, apresentarão inúmeras ações contra TVI em Portugal e no exterior", concluí o texto.

Assista ao primeiro episódio da série:

Mais vídeos:

  • COTIDIANO

    Homem é preso após amarrar e arrastar cachorro em asfalto

    Um inquérito policial foi aberto para investigar a responsabilidade da atitude do suspeito, bem como a possível responsabilidade do tutor do animal

    Publicado terça-feira, 26 de março de 2024 - 16:47

    / Atualizado terça-feira, 26 de março de 2024

  • COTIDIANO

    Vídeo: casal de advogados é agredido e ameaçado por ex-marido de cliente

    Momentos antes da agressão, o homem teria ameaçado os advogados por terem entrado com um processo de cobrança de pensão alimentícia atrasada de sua filha

    Publicado terça-feira, 26 de março de 2024 - 13:59

    / Atualizado terça-feira, 26 de março de 2024

  • COTIDIANO

    Crianças ficam feridas após pitbull invadir escola

    Segundo a Secretaria de Educação da cidade ninguém foi mordido pelo animal, e os ferimentos foram provocados pelas patas do cão

    Publicado terça-feira, 26 de março de 2024 - 09:57

    / Atualizado terça-feira, 26 de março de 2024

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias