Home / Cotidiano

COTIDIANO

Secretaria de Saúde pretende despejar associação Amigos dos Autistas

A Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), que cuida de pessoas que sofrem de autismo severo sem fins lucrativos, será retirada, pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, do Instituto de Saúde Mental, na Granja Riacho Fundo.

Segundo Gilberto Ferreira Pereira, coordenador da associação e pai de uma jovem autista de 24 anos, a associação atende em média 16 pacientes maiores de 18 anos mensalmente. Eles têm aulas de artes, educação física e musicalização. Aprendem também a como tomar banho, escovar os dentes e se alimentar para que possam ser menos dependentes dos familiares.

A Secretaria de Saúde (SES) confirmou a informação à reportagem do portal Metrópoles e através de nota informou que “o convênio com a Associação de Amigos dos Autistas não foi renovado, por isso foi solicitada a desocupação do local usado no Instituto de Saúde Mental (ISM).”

“O espaço será destinado à instalação de residências terapêuticas para pacientes com transtornos mentais graves e que não têm familiares no Distrito Federal, atendendo também determinação do Ministério Público”, disse a gerência de Saúde Mental da SES.

Os pais dos pacientes pediram à secretaria para que renovasse a documentação, mas o pedido foi negado. Eles asseguram ainda que os pacientes da AMA serão encaminhados para outras unidades públicas de Saúde do Distrito Federal.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias