Home / Cotidiano

COTIDIANO

Uma em cada cinco crianças nascidas no Brasil é filha de mães com idade entre 10 e 19 anos

Não é difícil encontrar por aí casos de mulheres que foram mães na adolescência. Dados preliminares do Datasus aponta que uma em cada cinco crianças nascidas no Brasil é filha de adolescente.

O levantamento aponta que no ano de 2016 foram 431 mil casos. Em dez anos o número se manteve alto. Cerca de 21,1% de todos os nascidos em 2007 eram filhos de mães com menos de 20 anos. Em 2016 os índices ficaram em 21,2%.

Uma reportagem da Folha de São Paulo destaca que nos Estados Unidos houve queda de 44% na taxa entre 2007 e 2015. Lá os bebês nascidos de adolescentes representam 6% do total.

Os Índices são mais alarmantes no Norte e Nordeste do Brasil. Ainda segundo a reportagem, quase um terço dos nascidos são filhos de jovens de até 19 anos.

Especialistas apontam que em regiões mais pobres e periféricas, os índices são mais preocupantes. Isso aumenta a pobreza e gera mais gestações precoces. Outra consequência é o alto número de evasão escolar. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que 76% das mães entre 10 e 17 anos não estudam.

Foto: André Borges/ Agência Brasília

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias