Home / Cotidiano

COTIDIANO

12 pessoas da mesma família contraem conjuntivite após viagem a Caldas Novas

Foto ilustrativa

Dez adultos e duas crianças de uma mesma família do Distrito Federal foram infectados com conjuntivite. Segundo os integrantes do núcleo familiar, a doença foi contraída logo após realizarem viagem para Caldas Novas entre os dias 11 e 14 de janeiro.

Ao jornal Correio Braziliense, um dos afetados, o emendador de cabos telefônicos Régis Ferreira, 37 anos, afirmou que os primeiros sintomas apareceram nas crianças ainda na cidade turística, após passarem o dia na piscina do hotel em que estavam hospedados.

“Depois disso, ficamos em alerta. Mesmo assim, quando voltamos já éramos nove contagiados com a conjuntivite”, disse. Nele, os sintomas foram percebidos na segunda-feira (15/01).

“Ontem foi comigo. Mais dois parentes relataram a mesma coisa no grupo da família. A gente estava no mesmo hotel e a coisa lá está feia. Vimos outras pessoas com conjuntivite”, comentou.

Segundo o oftalmologista João Luís Costa, surtos da doença ocular são comuns durante o verão, principalmente em locais como praias e piscinas.
“Às vezes, a pessoa nem sabe que está com a doença. Sente uma leve coceira nos olhos, pensa que não é nada e cai na água. O vírus se espalha pela água e atinge quem entra no local”, afirmou à reportagem.

De acordo com ele, o ideal é procurar logo no início. “Quando os primeiros sintomas aparecerem, o ideal é procurar um oftalmologista. Isso porque mesmo que os sintomas sejam leves, a conjuntivite já passa a ser contagiosa”, comentou.

Surto em Caldas Novas

A cidade turística e um dos locais mais procurados no Brasil durante as férias está sofrendo com um surto da doença. Desde a última quinta-feira (11/01), o registro de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município passou a ser de 50 a 60 pessoas com conjuntivite diariamente.

Devido a demanda, o quadro de funcionários da unidade foi reforçado. Além disso, uma equipe de oftalmologia e um plantonista foram disponibilizados para auxiliarem o atendimento.

Após o registro de vários casos, os hotéis e pousadas da região foram alertados pelo governo da cidade. A exigência é que reforcem da higiene disponibilizando álcool em gel e trocando frequentemente roupas de camas.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias