Home / Cotidiano

COTIDIANO

Adolescente é apreendido por falsificar diplomas e atestados

Foto: Natália de Oliveira/G1/SP

Um adolescente de 17 anos foi apreendido na tarde de quinta-feira (25/01), em Sorocaba, São Paulo, por vender documentação falsa por meio da internet. Policiais civis encontraram computadores, impressoras, grande quantidade de históricos escolares e diplomas na residência do menor, além de um bloco de atestado e carimbo médico de um profissional que atua na Prefeitura do município.

Ao G1/SP, o delegado titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Acácio Aparecido Leite, informou que as investigações tiveram início por conta de uma publicação do garoto em uma página de vendas no Facebook. No post, ele anunciava entregar em 24h histórico escolar ou certificado de diversos cursos por R$ 80.

"Fizemos a simulação da compra de um documento e acabamos apreendendo o adolescente no momento da entrega em um shopping da cidade”, disse à reportagem.

Um homem que foi identificado como motorista de um aplicativo de transporte particular acompanhava o adolescente nas entregas. Ele foi detido, mas liberado após prestar depoimento.

"Ele alegou apenas prestar o serviço de transporte, que não sabia de nada nem fazia parte do esquema. Mas ainda iremos investigar a participação dele no caso", comentou Acácio.

Ao ser apreendido, o menino afirmou que somente fazia as entregas e que possuía um patrão. No entanto, os agentes descobriram uma espécie de ‘fábrica’ de falsificação na casa dele, com computadores, impressoras e folhas em branco para as alterações. Dentre os documentos estavam diplomas do Ensino Médio, de cursos superiores, holerites, assim como certificado de formação de bombeiro civil.

O adolescente foi liberado depois que a tia, sua tutora desde o falecimento de seus pais, o buscou. Ele irá responder por ato infracional por falsificação de documentação. As investigações irão apurar se outras pessoas fazem parte do esquema.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias