Home / Cotidiano

COTIDIANO

Em Goiás, serviço de alerta de desastres naturais estará disponível na segunda-feira, 15

Foto:Divulgação


A partir da próxima segunda-feira, 15, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul passam a receber avisos via SMS em caso de desastres naturais. Esta é a quarta fase de implantação do serviço, que já está em funcionamento nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, explica que o Serviço de Alertas por SMS é coordenado pelo Ministério da Integração, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além de operadoras de telefonia móvel do país.

Ele ressalta que o serviço é gratuito e tem como objetivo orientar a população quanto aos procedimentos a serem tomados em caso de risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências nas áreas urbanas e rurais.

Barbalho salienta que o serviço é inédito no Brasil e para ser eficiente conta com "tecnologias que permitam à população estar informada de forma preventiva”.

O ministro acrescenta que “com a informação, com a tecnologia, podemos poupar vidas e diminuir todos os impactos dos desastres naturais que acontecem pelo Brasil”.

Ajuda popular

A iniciativa foi lançada em fevereiro do ano passado e desde então, foram enviadas 19.387 alertas informando comunidades sobre o risco de desastres naturais. Nos seis estados onde o serviço já está em funcionamento, já são 1,8 milhão de celulares cadastrados.

O diretor do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Cenad/Sedec), Élcio Barbosa explica que “a população recebe a mensagem informando o que irá acontecer e quais ações ela deve tomar a fim de evitar que as pessoas sejam atingidas por esses desastres”.

Barbosa ressalta, ainda, sobre a importância da participação popular junto à Defesa Civil de cada cidade, justamente para conhecer quais são as medidas mais adequadas para cada região.

Cadastro

Já na segunda-feira, 15, a mensagem de cadastro começa a ser enviada para todos os telefones celulares ativos nos três estados. No texto haverá o seguinte aviso: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.

Após responder indicando o CEP, o celular do usuário já estará apto para receber alertas da Defesa Civil. Lembrando que é possível cadastrar mais de um CEP.

Helder Barbalho explica que os alertas serão produzidos e enviados pelo Cenad, em parceria com os órgãos de Defesa Civil estadual e municipal, assim que forem identificadas situações de risco que possam acarretar desastres naturais.

“Se o morador, eventualmente, não receber o SMS, ele mesmo pode enviar o CEP para o 40199, por mensagem gratuita, e solicitar sua adesão. A partir daí receberá as informações da Defesa Civil”, explicou o ministro. “Com o sistema consolidado, seguiremos avançando para que até o mês de março todos os estados do Brasil estejam disponibilizando o serviço, a fim de evitar vítimas, danos e, de um modo geral, diminuir os efeitos dos desastres naturais no Brasil”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias