Home / Cotidiano

COTIDIANO

Menino que teve coração atravessado por espeto e passa bem

Um menino de 11 anos teve o coração perfurado por um espeto de churrasco. O garoto brincava em casa, quando se desequilibrou da escada e caiu em cima do espeto de churrasco. Os pais da criança rapidamente o socorreram, o fato de ninguém ter tentado retirar o objeto, salvou a vida dele.

De acordo com a cirurgiã Andrea Rolim, tanto a criança, quanto os pais se mantiveram calmos e isso ajudou para que o atendimento fosse bem sucedido.

“Ele é um garoto com muita garra, com muito ânimo. Ele e a família estavam muito tranquilos. Isso ajudou muito o nosso trabalho. Os primeiros socorros, feitos pela equipe do Hospital Nossa Senhora de Fátima [em Toritama], foram muito importantes também”, comentou a cirurgiã vascular Claudia Albuquerque.

A médica explicou que o espeto obstruiu o ferimento e que isso evitou sangramento. De acordo com a cirurgiã, o objeto vibrava junto com as batidas do coração.

“A gente desconfiou que tinha uma lesão cardíaca ou o espeto estava muito próximo do coração. O objeto funcionou como uma compressão. Ele fez o buraco e também tampou essa abertura. Então, não teve sangramento”, explicou Andrea.

A criança recebeu os primeiros socorros na própria cidade, em Toritama, Pernambuco. Depois foi transferido para o Hospital da Restauração, aonde passou por uma cirurgia para a retirada do objeto.

“Fomos cauterizando o ferimento à medida que retirávamos o espeto. Tudo com muito cuidado.”

O menino já teve alta da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas segue internado no hospital. Segundo a cirurgiã Claudia Albuquerque, ele apresenta boa recuperação.

“Ele fez exames para avaliar o coração. Está bem e respira sem a ajuda de aparelhos. A previsão é de uma alta precoce”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias