Home / Cotidiano

COTIDIANO

Médico é detido por negar atendimento a recém-nascido

Um médico identificado como Paulo Roberto Penha Costa, de 44 anos, foi detido na madrugada desta quinta-feira (1º/02), no Maranhão, depois de negar socorro a um recém-nascido que chegou em estado considerado grave ao Hospital Materno Infantil, do município de Pinheiro. O bebê não resistiu a insuficiência respiratória e morreu.

De acordo com informações da Polícia Militar, a criança foi transferida de ambulância para o Materno Infantil que fica localizado a 63 km de distância da unidade em que recebeu os primeiros atendimentos. Ao chegar no local, o médico afirmou que não poderia atender um paciente de outro município por ordens do hospital.

O homem foi autuado em flagrante por homicídio culposo, em que não há intenção. A fiança foi estipulada no valor de R$ 47,7 mil, correspondente a 50 salários mínimos. Caso não pague o valor, será encaminhado para o presídio ainda nesta quinta-feira.

Segundo a PM, Paulo Roberto não apareceu para realizar o atendimento, nem para dar explicações aos agentes. Por conta da recusa, a equipe que atendeu a ocorrência o prendeu por omissão de socorro.

A direção do Hospital Materno Infantil, esclareceu por meio de nota ao G1 que o recém-nascido já chegou morto à unidade. O motivo, segundo o informativo teria sido as condições inadequadas do transporte. O texto alega ainda que a responsabilidade pela morte é do médico que autorizou a transferência. Por último, afirmou que a unidade sempre presta atendimento a pacientes de todas as cidades do estado

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias