Home / Cotidiano

COTIDIANO

Pesquisa mostra que revólver calibre 38 é a arma mais apreendida em Goiás

Foto:Divulgação/PMGO


Um levantamento realizado pelo Instituto Sou da Paz em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgado nesta quinta-feira, 8, mostra que o revólver calibre 38 é o tipo de arma mais apreendida em Goiás.

Além disso, o estudo também identificou que 70% das armas são de origem brasileira. O balanço analisou mais de 6 mil itens apreendidos no estado entre julho de 2016 e agosto de 2017.

O secretário de Segurança Pública, Ricardo Balesteri afirma que os dados foram surpreendentes, uma vez que antes da pesquisa, o que se imaginava era que a maior parte das armas que circulam entre os criminosos eram obtidas por meio de contrabando.

“Colocamos fim a um mito de que a maior parte das armas vinha de fora. A maioria é brasileira, composta por armas de não grosso calibre desviadas de cidadãos comuns, desviadas de segurança privada. São armas que circulam indevidamente. A pesquisa faz com que tenhamos mais informações para que possamos desenvolver políticas públicas ainda mais eficazes”, afirmou durante coletiva de imprensa realizada do auditório da SSP.

Dados

Dos itens apreendidos, mais de 5 mil são armas industriais, 310 são artesanais e outros 571 são simulacros. Do total, 52% são revólveres, 16,2% pistolas e 3,8% são garruchas.

Em relação à nacionalidade, 70% das armas são brasileiras, 5% dos Estados Unidos e 1,3% da Argentina. O restante aparece abaixo de 1% na pesquisa.

Balesteri ressaltou é preciso ter controle das armas e que é isso é fundamental para a redução ainda maior dos índices de criminalidade.

Durante a apresentação do levantamento, o secretário informou que a portaria determina o pagamento de R$ 300 para policiais e bombeiros por cada mandado judicial cumprido ou arma apreendida.

Ele explicou que os pagamentos serão realizados aos agentes que participarem diretamente da ação policial que resultar no cumprimento de mandados pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio, latrocínio, estupro, tráfico de drogas, roubo de veículos e associação criminosa.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias