Home / Cotidiano

COTIDIANO

Santa Casa precisa de doações de sangue

A Santa Casa de Misericór­dia de Goiânia precisa de doa­dores de sangue, de todos os tipos. Com estoque quase zera­do, o hospital convida a popu­lação para doar sobretudo nes­te período de carnaval, quando a demanda por bolsas de san­gue tende a aumentar. O ban­co de coleta da Santa Casa fun­ciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, e tem capacida­de para recolher até 50 bolsas dentro desse período.

Uma pessoa pode salvar até três vidas com sua doação. O doador deve ter entre 18 e 69 anos, estar saudável e pesar aci­ma de 50 quilos. É preciso ter dormido bem na noite anterior à doação e se alimentado no dia, de preferência, com um lanche leve, sem leite, chocolates ou fri­turas. Para doar, a pessoa não deve ter ingerido bebida alcoó­lica no dia e na véspera do ato. Também não pode doar quem está gripado ou resfriado, e ain­da aqueles que estejam toman­do algum tipo de medicamento.

Vítimas de acidentes de trân­sito e catástrofes, pessoas que sofreram hemorragias e quei­maduras estão entre os princi­pais casos que demandam por transfusão de sangue. Também precisam receber sangue os que tratam de câncer, de leucemia e e quem passa por cirurgia.

Em 24 horas o doador já re­cupera o sangue coletado. A quantidade de sangue retirada varia conforme o peso e altura do doador. Quem comparece e faz a doação recebe, para tanto, exames como do grupo sanguí­neo e fator Rh; teste de anemia; HIV; doença de Chagas; hemo­globinas anormais; hepatite B; hepatite C e sífilis. O ideal é que, no caso dos homens, a doação ocorra a cada dois meses. Para as mulheres, o intervalo adequado entre as doações é de trê meses.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias