Home / Cotidiano

COTIDIANO

Segundo PF, igreja evangélica era utilizada pelo PCC para lavagem de dinheiro

Foto: Divulgação/PF


Dez pessoas foram detidas nesta quarta-feira (21/02) supeitas de colaborarem com o tráfico de drogas controlado pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), em Itaquaquecetuba, em São Paulo. Outras duas pessoas ainda eram procuradas até a manhã de hoje pela mesma operação comandada pela Polícia Federal (PF).

Entre os presos estão um traficante da facção e o irmão dele, um pastor de uma igreja evangélica, além de um corretor imobiliário, e proprietários de concessionárias de carros e açougues. De acordo com as investigações, eles facilitavam o comércio ilegal de drogas, assim como faziam lavagem de dinheiro.

O chefe da delegacia de repressão a entorpecentes da PF, Fabrízio Galli, afirmou que os dois irmãos eram os alvos principais das apurações já que a responsabilidade do tráfico no município era deles.

"O dinheiro do tráfico era juntado ao dízimo na igreja que foi construída só para essa função. Donos de empresas de automóveis cediam carros para transportes de drogas. Os açougues faziam lavagem também. E a imobiliária alugava imóveis para a facção", informou à UOL.

19 mandados de apreensão em imóveis na cidade foram realizados. A corporação não conseguiu identificar os locais exatos nem a identidade dos suspeitos. "Eles Desempenhavam atividades que pareciam comum, mas que tinham como principal objetivo ilicitudes", contou.

Os presos serão indiciados pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico. Alguns dos envolvidos também serão autuados por posse ilegal de arma de fogo. Ao todo, os crimes podem gerar além de multa, 31 anos de prisão.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias