Home / Cotidiano

COTIDIANO

Anvisa proíbe venda de quatro alisantes de cabelo por conter substância cancerígena

A Anvisa divulgou nesta segunda-feira (19/03) que a venda de quatro alisantes de cabelo foram suspensas. Nos produtos foram identificados a presença de formol acima do limite tolerado pela legislação. Segundo o órgão, o formol é uma substância cancerígena. A sua presença em doses acima do tolerado pode causar problemas de saúde, seja pelo contato com a pele, com os olhos ou pela inalação.

Os alisantes que tiveram as vendas suspensas foram: todos os lotes do Maxxdonna Profissional Matutinha Máscara 02 Redutora de Volume, todos os lotes do 2 Step Ingel Maxx Premium Forever Liss Professional, lote 054 do Forever Liss Botox e lote 5444 da Bio Amazônica - Argila Terapia.

Os produtos não deverão ser distribuídos, divulgados, comercializados e nem utilizados. As análises dos alisantes foram realizadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco.

Ainda de acordo com a Anvisa, o uso de formol em produtos cosméticos é limitado, sendo permitido apenas como um conservante, na concentração de até 0,2%, mas nunca como alisante. Outros problemas que podem ser causados pelo contato com a substância são:

Irritação da pele
Dor
Queimaduras

A Anvisa alertou ainda sobre os problemas causados pela inalação do formol. São elas:

Irritação na garganta
Tosse
Diminuição da frequência respiratória
Pneumonia.

(Foto: reprodução Internet)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias