Home / Cotidiano

COTIDIANO

Brasil começa a adotar placa padrão Mercosul a partir de setembro

O "Diário Oficial" da União (DOU) divulgou nesta quinta-feira (08/03) que toda a frota brasileira terá que trocar as atuais placas de identificação do veículo por outra que segue o padrão dos países do Mercosul.

De acordo com a resolução, a partir do dia 1º de setembro de 2018 os veículos devem sair das concessionárias já com o novo padrão inserido. Já os veículos usados terão até 2023 para se adaptarem. Ainda segundo a resolução o órgão de trânsito de cada estado determinará a data de início da implementação da nova placa.

As novas placas terão fundo branco com margem superior azul, incluindo, do lado esquerdo o logotipo do Mercosul. Já do lado direito, ficará a bandeira do Brasil e, ao centro, o nome do país. Contendo ainda no mesmo lado a bandeira do estado, o brasão do município e o nome da cidade.

O modelo de placa atual com três letras e quatro números passará por uma mudança também. As futuras placas contaram com sete caracteres alfanuméricos (letras e números), com combinação aleatória que será fornecida e controlada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). No entanto, o último caractere da placa será sempre um numeral.

Segundo a resolução, as placas irão ser dotadas de um chip e código de barras bidimensionais dinâmicos, os chamados QR code, e precisam ser homologadas junto ao Denatran.

Já a cor dos caracteres alfanuméricos que irão compor a placa e das bordas da placa de identificação veicular serão determinadas de acordo com a categoria dos veículos: preta para carros particulares; vermelha para comerciais; azul para carro oficial ou de representação; dourada para diplomático/consular; verde para especiais (experiência e fabricantes de veículos, peças e implementos); e cinza prata para veículos de coleção.

Confira um exemplo da nova placa:

(Foto/Divulgação)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias