Home / Cotidiano

COTIDIANO

Ensaio de debutante com tema de império e escravidão revolta internautas

A cerimonialista Lorena Machado postou no Stories do seu Instagram fotos de um ensaio de debutante com o tema “Imperial Garden” com escravidão e gerou revolta nos internautas. O ensaio ocorreu na última quarta-feira (14/03), em Belém, no Pará.

No registro, uma jovem branca aparece sentada e é servida por funcionários negros. Internautas consideraram a produção racista, um desrespeito a população negra e aos seus antepassados, e que faz apologia à escravidão.

A página do Facebook de Lorena ficou lotada de comentários críticos a escolha do tema. Chateada com o que viu, uma usuária da rede escreveu: “Vocês brincam com nossa dor e depois vêm dizer que foi ‘sem querer’ ou uma ‘homenagem’. Vai se f*”.

A responsável afirmou que os jovens negros eram atores e foram contratados para representar uma cena histórica, sem nenhum preconceito contra eles. Em uma das postagens dos produtores, descreveram o ensaio como “15zola top”.

Até a manhã desta quinta-feira (15/03), a postagem já tinha mais de dez mil compartilhamentos. Após a repercussão negativa, a cerimonialista fez um texto em sua rede social pedindo perdão a qualquer pessoa que tenha se sentindo ofendida e principalmente aos negros.

Leia a declaração na íntegra:

“Diante dos ocorridos, com total humildade, estamos vindo a público nos retratar e pedir PERDÃO. Jamais foi nossa intenção fazer qualquer retratação que levasse a entender que escravidão foi algo bom em nossa história. Tínhamos a única intenção de retratar o período histórico do Império que, infelizmente, tinha escravidão mas, graças a outros olhares, percebemos que fomos infelizes nessa reprodução. Erramos, sim! E admitimos nosso erro. Como todo ser humano, estamos passíveis de erros e acertos. Desta vez erramos, e feio. Não foi nossa intenção agredi-los ou ofendê-los, mas admitimos que fizemos. E viemos humildemente pedir o perdão de vocês.”

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias