Home / Cotidiano

COTIDIANO

Ex-presidente da BRF é preso em nova fase da Operação Carne Fraca

O ex-presidente da BRF Pedro de Andrade Faria (2015 a 31 de dezembro de 2017) e o ex-diretor-vice-presidente Hélio Rubens Mendes dos Santos Júnior foram presos nesta segunda-feira (05/03) durante a terceira fase da Operação Carne Fraca, denomeada de "Trapaça".

Segundo a nota divulgada pela Polícia Federal, as investigações apontam que cinco laboratórios credenciados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e setores de análises de determinado grupo empresarial fraudavam resultados de exames em amostras de seu processo industrial, informando ao Serviço de Inspeção Federal dados fictícios em laudos e planilhas técnicos.

O objetivo da ação era burlar o Serviço de Inspeção Federal (SIF/MAPA) de modo que o processo industrial da empresa não fosse fiscalizado com eficácia a qualidade. Faria teve mandado de prisão temporária expedido pela Justiça Federal do Paraná.

De acordo com informações da Folha de São Paulo, o ex-presidente teria acobertado as fraudes que foram reveladas por meio de uma ação trabalhista de uma ex-funcionária. Ele inclusive teria recomendado Hélio Rubens Mendes dos Santos Júnior tomar "médicas drásticas" com o intuito de proteger a BRF.

Estão sendo cumpridas 91 ordens judiciais no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e São Paulo. São 11 mandados de prisão temporária, 27 de condução coercitiva e 53 de busca e apreensão.

(Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias