Home / Cotidiano

COTIDIANO

Ministério do Meio Ambiente apoia governo na preservação dos rios goianos

Um dia após a publicação do de­creto que estabelece um controle maior sobre os usos dos recursos hí­dricos nas bacias do Rio Meia Ponte e do Ribeirão João Leite, o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Hwaskar Fagundes, esteve no Ministério do Meio Ambiente para discutir ações de proteção das águas do Cerrado.

Para o secretário, os esforços estão voltados para a manutenção da capacidade de abastecimento da população na Região Metro­politana de Goiânia e demais mu­nicípios que dependem do Meia Ponte, manancial que há quatro anos tem sofrido com baixos ín­dices de chuvas, o que compro­mete o uso de suas águas.

“Este ano, antecipamos a publi­cação do decreto de emergência e já estamos trabalhando de forma intensa para evitar que falte água na Região Metropolitana de Goiâ­nia”, disse Hwaskar Fagundes. “O objetivo é justamente planejar de forma preventiva para garantir o abastecimento”, completou.

Conhecido como o berço das águas, o Cerrado começa a sofrer es­cassez hídrica em algumas regiões. Hwaskar Fagundes se reuniu com o secretário de Articulação Institu­cional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Ed­son Duarte, e defendeu uma ação conjunta voltada para a preserva­ção dos recursos hídricos em Goiás.

“É preocupante a situação en­frentada em algumas bacias”, ava­liou Edson Duarte. O secretário na­cional fez uma explanação sobre as políticas públicas desenvolvidas pelo ministério, salientando recen­te decisão de converter multas apli­cadas pelo Ibama, em trâmite ad­ministrativo, em pagamentos por serviços ambientais. “Pedimos um levantamento sobre as multas apli­cadas. Estamos analisando a possi­bilidade de aplicação dos recursos da conversão prioritariamente em projetos nos municípios onde ocor­reram as autuações”, disse.

AGENDA AMBIENTAL

A reunião marcou a assinatu­ra do termo de adesão do Esta­do de Goiás, por meio da Secima, ao programa Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P). O secretário nacional destacou a atuação da pasta voltada para a busca de sustentabilidade no fun­cionamento de órgãos públicas nas esferas estadual, municipal e federal. O programa já conta com a adesão de 340 instituições.

Pelo termo, as instituições e seus funcionários são incentiva­dos a adotar ações sustentáveis no ambiente de trabalho. As mudan­ças vão desde o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos ge­rados, sensibilização e capacitação até a adoção de processos de licita­ções sustentáveis.

Edson Duarte falou, ainda, das ações nas áreas de educação am­biental e produção e consumo sus­tentáveis. Para ele, a capacitação de gestores, multiplicadores e educado­res ambientais vem sendo compar­tilhada com os municípios de forma a agilizar a gestão ambiental local. “Estamos mais próximos, melho­rando as articulações para o desen­volvimento de projetos”, salientou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias